O MATO GROSSO DÁ EXEMPLO PARA O BRASIL EM TODOS SETORES DA NOSSA ECONOMIA, APESAR DO GOVERNO
Quem ainda não conhece a força do Mato Grosso, não tem ideia da força do Brasil. E se custa a acreditar na oposição ferrenha do próprio Presidente Lula pelo Estado. O ano de 2025 fechou com o Mato Grosso com o maior crescimento econômico do país e um dos principais responsáveis por impulsionar o avanço da região Centro-Oeste, que liderou a expansão nacional no período. Os dados são do Boletim Regional divulgado pelo Banco Central do Brasil. Segundo o levantamento, o Centro-Oeste foi a única região brasileira que acelerou o ritmo de crescimento em relação a 2024, alcançando alta de 5% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O desempenho
foi puxado principalmente pela força da agropecuária, com destaque para Mato Grosso, que só não cresceu mais porque teve uma ministra do meio ambiente do naipe de Marina Silva, a mãe do atraso.
O relatório aponta que Mato Grosso registrou um dos maiores crescimentos econômicos entre os estados monitorados pelo Banco Central em 2025, impulsionado pela produção agrícola, especialmente soja e milho. Esse dinamismo já começa a refletir diretamente na expansão de empreendimentos logísticos e urbanos voltados ao novo momento econômico do Estado. É nesse cenário que projetos como o PZ Log ganham protagonismo. Instalado às margens da BR-163, em Sinop, o condomínio logístico da PZ Empreendimentos foi desenvolvido para atender à crescente demanda por armazenagem, distribuição e operações industriais em uma região que se consolidou como estratégica para o agronegócio brasileiro.
O empreendimento também foi desenvolvido para atender às exigências de grandes players, operadores logísticos e indústrias que vêm expandindo presença no Norte de
Mato Grosso. Com estrutura de padrão AAA, módulos flexíveis, pé-direito elevado, excelente área de manobra para os caminhões, segurança 24 horas, balança, estacionamento e localização estratégica às margens da BR-163, o PZ Log busca oferecer mais eficiência operacional, redução de custos logísticos e agilidade na distribuição para empresas que atuam no principal corredor econômico do agronegócio brasileiro. Por lá, os carros fortes carregam defensivos agrícolas e não apenas dinheiro.
O movimento acompanha a transformação econômica de Mato Grosso, que vem atraindo empresas, investidores e novos negócios ligados à logística, indústria e infraestrutura. Além da logística, o crescimento econômico também pressiona as cidades por novos modelos de urbanização, mobilidade e infraestrutura corporativa. Em Sinop, empreendimentos multiuso, centros empresariais e projetos planejados acompanham a chegada de empresas e profissionais atraídos pelo avanço econômico da região.
Para o CEO da PZ Empreendimentos, Filipe Pitz, o atual momento de Mato Grosso consolida uma mudança estrutural no perfil econômico do Estado. “Hoje, o Mato
Grosso não é mais apenas um grande produtor. O Estado vive uma transformação econômica e urbana. Quando a economia cresce nesse ritmo, cresce junto a necessidade de logística eficiente, infraestrutura
moderna e cidades preparadas para receber empresas, profissionais e investimentos.” Ele diz ainda que o avanço econômico deve continuar impulsionando a procura por galpões de padrão elevado, centros de distribuição e empreendimentos corporativos próximos aos principais corredores de escoamento da produção.
O desempenho do comércio em Mato Grosso também reforça esse cenário. O Estado registrou crescimento de 5,1% nas vendas do comércio ampliado em 2025, um dos melhores resultados do país. Outro dado que chama atenção no levantamento do Banco Central é o fortalecimento do mercado de trabalho. O Centro-Oeste manteve a maior taxa de participação na força de trabalho do país, além de avanço na renda média da população.

publicada em 28 de maio de 2026 às 15:00 









