O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES COMEÇA A DEBATER O PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA PARA TODOS OS MODAIS DE CARGA NO PAÍS
O Ministério dos Transportes realizou a primeira reunião regional para o desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). O encontro, voltado à coleta de contribuições de entidades e da sociedade, marcou o início de uma série de ações que buscam construir um plano com abrangência nacional, conectado com as realidades logísticas das diversas regiões do Brasil. O PNL 2050 é um programa do Governo Federal que visa definir as diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura logística brasileira nas próximas décadas, contemplando os modais rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário. O objetivo é planejar o futuro da logística nacional com base em diagnósticos técnicos, contribuições institucionais e ampla participação regional, garantindo que as decisões estejam em sintonia com os gargalos e oportunidades de cada parte do país.
Mauro Viegas, presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, destacou a importância de que o PNL 2050 seja um “Plano de Estado”, com continuidade e visão estratégica de longo prazo, e reforçou o compromisso da entidade com a melhoria do ambiente de negócios e da infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro. Já Sérgio Vianna, diretor de Relações Institucionais da Federação do Transporte de Cargas do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA), defendeu um novo plano mais aberto, transparente e com participação efetiva das entidades.” É fundamental essa parceria com instituições estratégicas como a Confederação Nacional do Transporte, que possui estudos técnicos valiosos para orientar as decisões de logística e infraestrutura no país”.
Gabriela Avelino, subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, apresentou a estrutura do trabalho que está sendo conduzido para o diagnóstico dos corredores e gargalos logísticos que farão parte do PNL 2050. Ela informou que, a partir de 26 de maio, será disponibilizado, na plataforma oficial do plano, um questionário online, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, para que representantes da sociedade, empresas e instituições possam contribuir voluntariamente com sugestões. As próximas reuniões regionais do Plano Nacional de Logística 2050 estão agendadas para ocorrer em Salvado, na terça-deira (20) e em Belém, no dia 26. O Ministério dos Transportes reforçou o convite às federações, sindicatos, associações e representantes do setor para que participem ativamente do processo, enviando sugestões e apontamentos que permitam construir um plano realista, inclusivo e conectado às necessidades do Brasil inteiro.
Deixe seu comentário