NAO DELETAR
HMFLOW

O PAÍS TEM QUEDA DE CONSUMO DE ENERGIA NO MÊS DE NOVEMBRO REFLETINDO TAMBÉM O MOMENTO ECONÔMICO

O consumo de energia no país é um retrato fiel de seu desempenho econômico. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil consumiu 69.713 megawatts médios em novembro, uma retração de 1,8% em relação ao mesmo período de 2024. Este  desempenho é um reflexo também das temperaturas mais amenas na comparação com o ano passado. Para a Câmara, o calor é um dos fatores que influenciam a utilização de eletricidade no país. O uso de aparelhos de refrigeração, como ventiladores e ar-condicionado, tem impacto direto sobre a demanda, especialmente no mercado regulado, que reúne consumidores residenciais, pequenos comércios e empresas de médio porte. Nesse segmento, a carga foi de 39.754 MW médios, queda de 1,5% na comparação anual. No mercado livre, em que o consumidor tem liberdade para escolher seus fornecedores de energia com base em critérios como preço, tipo de fonte e flexibilidade contratual, consumiu-se 29.959 MW médios, redução de 2,7% no comparativo com novembro de 2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para a CCEE, os dados reforçam o papel do monitoramento contínuo do consumo de energia como um termômetro importante da atividade econômica e do comportamento do setor elétrico brasileiro. As informações, apuradas em tempo real pela instituição, servem de base para o planejamento de agentes, investidores e formuladores de políticas públicas em todo o país.  A Câmara de Comercialização também acompanha o comportamento do consumo em 15 ramos de atividade econômica que atuam no mercado livre. Em novembro, apenas quatro deles registraram avanço: Extração de Minerais Metálicos (11,4%), Transporte (2,1%) e Minerais Não-Metálicos e Saneamento, ambos com avanço de 1,6%, cada um.

Na leitura regional, Acre teve o maior aumento no consumo de energia elétrica no país, com 16,6%, seguido por Mato Grosso (8,7%), Pará (6,7%), Goiás (5,0%) e Tocantins (4,9%). As quedas ficam mais concentradas nas regiões Sul e Sudeste, com maior declínio do mês registrado no Paraná (-10,0%).

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dráusio Lima Atalla
Dráusio Lima Atalla
4 meses atrás

Com 70 mil MWe de potência média o Brasil obtêm um PIB de 2,1 trilhões de dólares, 10 mil dólares PIB per capita, salários médios anuais de 5 mil dólares ou algo em torno de 500 dólares mensais médios para seus 100 milhões de trabalhadores. Como somos 200+ milhões, a renda média per capita é de 250 dólares por mês ou 8 dólares por dia. A classe média se estende de 11 a 120 dólares por dia por habitantes. Ou seja, no limite do socialismo com distribuição igual de renda, seríamos 200+ milhões de miseráveis. Precisamos crescer a geração de… Leia mais »

Última edição 4 meses atrás por Dráusio Lima Atalla