O PORTO DO AÇU RECEBE O PRIMEIRO DE TRÊS NAVIOS QUE FICARÃO ANCORADOS TRÊS ANOS PARA UM “DESMANTELAMENTO VERDE” | Petronotícias




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O PORTO DO AÇU RECEBE O PRIMEIRO DE TRÊS NAVIOS QUE FICARÃO ANCORADOS TRÊS ANOS PARA UM “DESMANTELAMENTO VERDE”

EUGENIOO Porto do Açu recebeu a Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência P-33, que será a primeira de três unidades da Petrobrás que serão atracadas no complexo porto-indústria, no Rio de Janeiro. O acordo prevê, entre outros serviços, disponibilidade de cais para as embarcações, limpeza de casco e destinação de resíduos e efluentes. As unidades podem permanecer no Porto do Açu por até três anos, de acordo com o contrato atual. O acordo com a Petrobras é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro Hub de Descomissionamento Sustentável do Brasil, o que inclui as atividades de Acostamento Temporário, Pré-Desmantelamento e Desmantelamento de plataformas. As diretrizes do modelo sustentável preveem ações como minimização da geração de resíduos e prevenção de impactos à biodiversidade, pautadas em princípios de economia circular com reaproveitamento de materiais e equipamentos. As atividades envolvem infraestrutura, tecnologia e mão de obra brasileiras, como explicou Eugênio Figueiredo, CEO da Porto do Açu: “Queremos viabilizar no Açu uma plataforma de excelência no descomissionamento sustentável, seguindo as melhores práticas internacionais e oferecendo conteúdo local para a fase final do ciclo de exploração e produção.

A etapa atual de acostamento, em execução para a Petrobrás, traz vantagens como liberação de áreas operacionais para a operadora, a fim do cumprimento dos prazosALEX acordados com a Agência Nacional do Petróleo, flexibilidade para definição de janelas de venda entre ativos e atendimento às melhores práticas de segurança e gestão ambiental. Além disso, o custo de manter uma unidade fixa ou flutuante seja de produção e ou exploração atracada no Porto do Açu pode ser até cinco vezes menor e muito mais segura do que em alto-mar. Para Alex Murteira Célem (foto à direita), Gerente Geral da UN-BC (Unidade de Negócios de Exploração e produção da Bacia de Campos) da Petrobras, “a parceria com o Açu abre perspectivas muito positivas, pois viabiliza a realização de serviços necessários ao reboque das Unidades para estaleiros onde ocorrerão o desmantelamento verde, em ambiente controlado e com equipe reduzida, atendendo ao compromisso da Petrobrás com a sustentabilidade durante todo ciclo de vida de suas Unidades.

Já a atividade de Pré-Desmantelamento, que também poderá ser feita no Açu, prevê a retirada de Topside, Upcycling de Equipamentos, Inertização e Limpeza de Linhas e Tanques. A próxima etapa do plano, ainda em fase de estudos, prevê a instalação de um Hub Completo de Desmantelamento no complexo portuário. Para isso, são necessários investimentos em infraestrutura e equipamentos para trazer a embarcação para Solo defaultImpermeável, atividades de Corte e Desmontagem, entre outros. Atualmente, o Brasil não conta com nenhum terminal especializado para descomissionamento de embarcações. A proximidade do Porto do Açu com a Bacia de Campos é uma grande vantagem,  além da possibilidade de acostamento de múltiplas unidades e equipamentos (monoboias e fixas) por longa duração, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustação (coral-sol), centro de controle unificado para gerenciamento de riscos e emergências e integração com a logística de sucata existente no país. Vinicius Patel, diretor de Administração Portuária da Porto do Açu, lembra que “O Açu possui uma das melhores infraestruturas do país para apoiar de forma sustentável a indústria de descomissionamento de óleo e gás, com amplo calado, área disponível com acesso direto ao cais e um cluster de serviços que reúne diversos fornecedores para apoios portuário e marítimo.”

Hoje o empreendimento tem disponibilidade de cais para atender simultaneamente três plataformas para atividades de Pré-Descomissionamento, com possibilidade de expansão para oito unidades em menos de um ano e com investimento de baixo porte. Além da Petrobras, outras operadoras e donas de unidades já iniciaram conversas com a Porto do Açu para a execução desses serviços em suporte a suas estratégias de descomissionamento e desmantelamento de atividades.

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