O SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL LANÇOU NO CANADÁ UMA PUBLICAÇÃO COM OS PRINCIPAIS MINÉRIOS DO PAÍS PARA INVESTIDORES

MINERALA segunda edição da publicação intitulada An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil – Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil, elaborada por especialistas em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi apresentada no maior evento mundial de prospecção mineral, o PDAC 2024 (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada), realizado em Toronto. O documento destaca o potencial brasileiro para 14 commodities minerais consideradas estratégicas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), incluindo alumínio, cobre, cromo, ouro, grafita, minerais de lítio, níquel, fosfato, platina, potássio, Elementos Terras Raras, tungstênio, urânio e zinco.

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, falou sobre a importância das informações geocientíficas consolidadas, que evidenciam o potencial domineraisd Brasil para ser grande produtor dos minerais fundamentais para a transição energética e segurança alimentar: “Esses dados são cruciais para o setor produtivo e para formulação de políticas públicas, pois facilita o planejamento estratégico de uma cadeia global de fornecimento de minerais críticos e engloba mapas com a localização exata dos depósitos minerais“,  Além disso, o SGB fornece detalhes sobre depósitos minerais, recursos disponíveis e potencial geológico de uma determinada Província Mineral. Essas informações são direcionadas aos profissionais do setor produtivo e, em especial, aos investidores, reforçando a publicação como uma ferramenta essencial para promover a atração de investimentos para o setor mineral brasileiro.

uranioA pesquisadora do SGB, Sulsiane Souza Gaia, explica que o PDAC representa a maior convenção global sobre pesquisa mineral, mineração e desenvolvimento de projetos. Ela também ressaltou: “Nesta edição, realçamos o potencial brasileiro em minerais críticos para a transição energética e segurança alimentar, apresentando dados detalhados e reafirmando a posição de liderança do Brasil no panorama internacional dos minerais críticos“. Para acessar a publicação completa, clique aqui.

Os termos “críticos” e “estratégicos” referem-se a minerais considerados essenciais para setores-chave da economia e dapedra azul segurança de um país, que podem enfrentar desafios no abastecimento desses recursos. Muitas vezes, esses termos se sobrepõem. Minerais críticos são aqueles cujo suprimento é considerado vital para o desenvolvimento econômico e tecnológico de um país, mas que enfrentam riscos significativos de escassez, devido a diversos fatores, como: geologia complexa, concentração da produção em poucos países, além de questões geopolíticas, ambientais, de substituição, de reciclagem, entre outros. Com isso, seus impactos na economia são maiores, em comparação com a maioria das outras matérias-primas. Atualmente, alguns exemplos comumente reconhecidos de minerais críticos são lítio, níquel, cobalto, muitos Elementos Terras Raras, como neodímio e disprósio, entre outros. Minerais Estratégicos são aqueles que desempenham um papel vital na segurança nacional e na capacidade de uma nação competir globalmente, em termos econômicos e tecnológicos. O acesso confiável a esses minerais é fundamental para manter a soberania e a competitividade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of