OBAMA DEMARCA ÁREAS DO ÁRTICO E DO ATLÂNTICO COMO ZONAS PROIBIDAS PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS
Não é só por aqui que os governantes tomam decisões impactantes pouco antes de saírem de cena. Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, que está a poucos dias de deixar o posto para dar lugar ao controverso Donald Trump, anunciou medidas que tornam a exploração e produção de petróleo e gás proibidas em determinadas áreas do oceano Ártico e do oceano Atlântico. No entanto, os contratos de exploração já existentes não serão afetados.
As ações foram anunciadas em parceria com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que também estabeleceu imposições similares, porém com a previsão de haver revisões periódicas.
A novidade vem em um momento em que os ambientalistas andam de cabelo em pé com a entrada de Trump na Casa Branca, já que ele é declaradamente contra diversas bandeiras em defesa do meio ambiente e se diz cético em relação ao aquecimento global. Obama tenta, com isso, deixar um legado mais forte nessa seara, que marcou uma de suas áreas destacadas.
O presidente americano usou como um dos seus argumentos o fato de que apenas 0,1% da produção de petróleo offshore em 2015 tenha vindo do Ártico, ressaltando que, com os preços atuais, não deve haver produção significativa na área nas próximas décadas.
Deixe seu comentário