OBAMA DEMARCA ÁREAS DO ÁRTICO E DO ATLÂNTICO COMO ZONAS PROIBIDAS PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS

President Barack Obama Speaks At Annual Phoenix AwardsNão é só por aqui que os governantes tomam decisões impactantes pouco antes de saírem de cena. Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama, que está a poucos dias de deixar o posto para dar lugar ao controverso Donald Trump, anunciou medidas que tornam a exploração e produção de petróleo e gás proibidas em determinadas áreas do oceano Ártico e do oceano Atlântico. No entanto, os contratos de exploração já existentes não serão afetados.

As ações foram anunciadas em parceria com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que também estabeleceu imposições similares, porém com a previsão de haver revisões periódicas.

A novidade vem em um momento em que os ambientalistas andam de cabelo em pé com a entrada de Trump na Casa Branca, já que ele é declaradamente contra diversas bandeiras em defesa do meio ambiente e se diz cético em relação ao aquecimento global. Obama tenta, com isso, deixar um legado mais forte nessa seara, que marcou uma de suas áreas destacadas.

O presidente americano usou como um dos seus argumentos o fato de que apenas 0,1% da produção de petróleo offshore em 2015 tenha vindo do Ártico, ressaltando que, com os preços atuais, não deve haver produção significativa na área nas próximas décadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of