OBAMA LANÇA PLANO DE ENERGIA LIMPA PARA O SETOR ELÉTRICO NORTE-AMERICANO
Os Estados Unidos tomaram um importante passo em direção à sustentabilidade de sua indústria e ao respeito ao meio ambiente. Foi lançado pelo presidente Barack Obama, nesta semana, o Plano de Energia Limpa, que prevê uma redução de 32% na emissão de gases do efeito estufa por parte do setor de energia elétrica até 2030 no país. Baseado principalmente na geração por termelétricas a carvão, o segmento energético é o principal emissor de gás carbônico em território norte-americano. O programa anunciado pelo governo é o primeiro a impor limites federais às centrais elétricas no país.
De acordo com o plano, os estados norte-americanos poderão criar programas próprios para reduzir seus índices de emissão no setor de energia. Para incentivar o processo, o governo deverá premiar as iniciativas tomadas pelos poderes estaduais. Os valores estabelecidos para o novo plano são baseados nos níveis registrados no país em 2005.
As mudanças anunciadas, no entanto, já sofrem oposição ferrenha de grupos industriais que contam com sua geração energética baseada na combustão de carvão. Segundo as empresas contrárias à medida, a regulação elevará os preços da energia.
O programa do governo simboliza uma grande mudança nas tendências do setor elétrico norte-americano, que caminha para o amplo uso de energias renováveis e sustentáveis. “Nenhum desafio coloca maior ameaça para as geração futuras do que a mudança climática”, afirmou Obama.
ANP INCORPORA SUGESTÕES DA INDÚSTRIA E FAZ MODIFICAÇÕES NO EDITAL DA 13ª RODADA # A INSANIDADE CONTINUA LIBERADA. • NÃO QUEREMOS NO BRASIL O FRATURAMENTO HIDRÁULICO! O governo está tomando novas medidas para assegurar o interesse das empresas e o sucesso da 13ª Rodada de Licitações para blocos exploratórios, que ocorrerá em outubro. Após a realização de audiência e consulta pública, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) incorporou ao edital e ao contrato de concessão do leilão algumas sugestões entregues por companhias do setor, modificando cláusulas e valores para facilitar a participação de petroleiras. Entre as principais mudanças, está a… Read more »