OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA PCH BELA VISTA NO PARANÁ JÁ CHEGARAM A 50% DO ESTÁGIO PREVISTO PELA COPEL

sswsUltrapassada a marca de 50% dos trabalhos executados, as obras da PCH Bela Vista, no Paraná, estão avançando a passos largos. Recentemente, o fluxo do rio Chopim foi desviado e o trecho do leito que ficou seco está sendo preparado com serviços de escavação e limpeza para receber o vertedouro e o trecho da barragem de concreto que falta ser construído até o fechamento na margem direita. As estruturas do circuito de geração de energia também já ganham forma. O primeiro estágio de concretagem já ultrapassa 70% do total. Esse circuito é o caminho que a água do reservatório vai percorrer para chegar até as turbinas. Os conjuntos de turbinas e geradores compõem as unidades geradoras de energia que são instaladas dentro da chamada casa de força. O primeiro ponto de passagem é a tomada de água, que ficará na margem esquerda do reservatório e já está com as paredes concretadas. Dali, a água segue para as turbinas passando por condutos forçados – grandes tubulações que estão em fase final de montagem.

Segundo a engenheira de obras civis da Copel Carina Pirolli,  o próximo grande desafio é a conclusão dos concretos de primeiro estágio da Casa de Força.frfrfrgyjj Esse trabalho deve iniciar  até o final deste ano. Depois, a instalação da ponte rolante – equipamento necessário para a descida do pré-distribuidor da unidade geradora 1: “Temos a nosso favor o fato de que todas as equipes trabalham em diversas frentes, porém de forma integrada para manter o avanço adequado e cumprir os marcos previstos no cronograma do projeto, sem perder de vista a qualidade dos serviços.”

Além da casa de força principal, que vai abrigar 3 unidades geradoras – cada uma potência de 9,67 MW – Bela Vista contará com mais uma unidade geradora de 0,48 MW na casa de força complementar que será instalada junto à barragem para gerar energia aproveitando a vazão mínima de água a ser mantida rio abaixo.   o engenheiro da Copel Roberto Gorski Filho, responsável pelo projeto e inspeção em fábrica das turbinas e auxiliares, disse que “As três turbinas principais são do tipo Kaplan-S jusante, proporcionando um layout simplificado da casa de força, com fácil acesso a todos os wswswsscomponentes no mesmo piso, poucas interfaces com a construção civil são necessárias e na usina complementar temos uma unidade compacta turbina-gerador StreamDiver, indicada para aproveitamentos de baixa queda d’água, a solução oferece um ótimo custo-benefício devido à redução dos custos da construção civil. Ambas são novidades para a Copel.”

A montagem eletromecânica terá início no próximo mês. O primeiro equipamento elétrico a chegar no canteiro foi o transformador elevador (35 MVA, 138/13,8kV), fornecido pela WEG.  Outras obras relacionadas à PCH estão em andamento na região. A subestação 138 kV Dois Vizinhos está sendo ampliada para receber a energia de Bela Vista que será conectada a essa instalação através de uma nova linha de distribuição de alta tensão, também já iniciada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of