OCYAN CRIA PROGRAMA PARA DIMINUIR IMPACTOS PSICOLÓGICOS DA PANDEMIA EM SEUS FUNCIONÁRIOS

nirA Ocyan está fazendo um trabalho interessante com seus funcionários com o objetivos diminuir os impactos psicológicos negativos da pandemia de Covid-19 sobre seus 2.600 colaboradores, ligados ao setor de óleo e gás, através do programa “Reconhecimento que faz bem.” Mais de 500 funcionários já aderiram ao projeto. Em cinco meses, a iniciativa realizada em conjunto com a Reconnect | Happiness At Work – especialista em felicidade corporativa – resultou no envio de mais de 1.300 mensagens de reconhecimento entre os integrantes. O programa foi criado para promover a integração entre as pessoas, através da valorização das cinco qualidades comportamentais – identificadas pela Ocyan como prioritárias neste período. São elas: empatia, entusiasmo, inclusão, criatividade e espírito de equipe. De julho até agora, mais de 830 colaboradores foram reconhecidos pelas qualidades.

“A ideia principal é estimular os integrantes a reconhecerem determinadas qualidades em seus colegas, citando-os e justificando a sua indicação, por meio do preenchimento de um formulário específico, disponibilizado para toda a empresa, mês a mês”, explicou Nir Lander, vice-presidente de Pessoas & Gestão da Ocyan. “Então, as justificativas são encaminhadas para cada integrante ‘reconhecido’ e o remetente tem a possibilidade de se identificar ou não”, acrescentou.

Renata Rivetti, diretora e fundadora da Reconnect, diz que a  campanha, inicialmente interna, acabou ocupando também alguns espaços externos da empresa.renata “Muitos integrantes utilizaram as suas redes sociais, em especial o LinkedIn, para compartilhar as suas mensagens, compartilhando a onda de reconhecimento para as suas conexões externas. Acompanhamos todos os posts e pudemos perceber que os depoimentos foram feitos de forma genuína. E foi emocionante conseguir finalizar este projeto com uma palestra sobre a ‘felicidade no trabalho’ no evento de final de ano da Ocyan; dando ainda mais significado para essa ação”, afirmou.

A campanha foi dividida em três grandes momentos: divulgação e explicação da qualidade escolhida para aquele mês; abertura do processo de reconhecimentos e, por último, envio dos resultados. Ao final de cada período, também era apresentado um exercício para que todos pudessem desenvolver aquela qualidade.

A iniciativa foi muito bem-sucedida, uma vez que, em tempos de excesso de reuniões virtuais e pouca interação pessoal, ela teve o objetivo identificar e valorizar posturas e qualidades pessoais que promovem a empatia e bem-estar, aumentando as conexões entre os colaboradores de forma genuína, além de gerar um bem-estar tanto para a pessoa reconhecida quanto para a pessoa que reconhece, daí o nome ‘Reconhecimento que Faz Bem’”, concluiu Lander.

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