faixa - nao remover

OGX ENTREGA O SEGUNDO VOLUME DE PETRÓLEO À SHELL – 800 MIL BARRIS

Eike BatistaA OGX, empresa de óleo e gás de Eike Batista, entregou à Shell a segunda carga de óleo, proveniente do campo de Waimea, na bacia de Campos. O volume de 800 mil barris de petróleo é 200 mil a mais que o primeiro carregamento, feito em março deste ano. Ambos pertencem ao contrato entre a OGX e a Shell, celebrado de outubro de 2011, e serão conduzidos às refinarias européias da petrolífera anglo-holandesa.

A produção no campo de Waimea é a primeira da companhia brasileira, criada em 2007. No entanto, a primeira exploração da OGX demonstrou na prática uma cruel realidade dessa atividade. Era estimada uma vazão média de 15 mil barris diários de petróleo em cada um dos dois poços explorados, mas a produção ficou em apenas 5 mil barris/dia. O baixo rendimento do poço chegou a desvalorizar os papéis da empresa em 40%.

Diante disso, a OGX pretende recuperar os 110 milhões de barris no Campo de Tubarão Azul. De fato, a estimativa de todo complexo de Waimea sustenta alto nível de otimismo: 500 milhões e 900 milhões de barris. Em relação ao gás natural, a OGX planeja iniciar a produção de gás natural na bacia terrestre do Parnaíba, no segundo semestre de 2012.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of