ONS DIZ QUE NÍVEIS DOS RESERVATÓRIOS DO BRASIL DEVEM TERMINAR O MÊS DE MARÇO ACIMA DE 60%

reservatorioA última edição do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana de 9 a 15 de março prevê um cenário estável para a Energia Armazenada (EAR) no Sistema Interligado Nacional, estimando que todos os subsistemas alcançarão níveis superiores a 60% até o final de março. Esse resultado é atribuído à eficiente gestão dos recursos hídricos realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O Norte pode apresentar o indicador mais alto, atingindo 96%, seguido pelo Nordeste com 71,7%, Sudeste/Centro-Oeste com 65,8% e Sul com 64,3%.

As condições favoráveis dos reservatórios são reflexo do trabalho do ONS em administrar corretamente os recursos, em especial diante das projeções para Energia Natural Afluente (ENA), que seguem inferiores à média histórica para o atual período tipicamente úmido”, disse o ONS.

Os cenários prospectivos para a demanda de carga são de crescimento no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em três subsistemas. A exceção é o Sul, cuja previsão é de estabilidade, sem avanço ou recuo (0%), e carga estimada em 14.585 MWmed. A expansão no SIN deve chegar a 4,2% (82.716 MWmed). Entre os submercados, a aceleração mais expressiva é esperada para o Norte, 7,8% (7.436 MWmed), seguido pelo Nordeste, 6,1% (13.163 MWmed), e pelo Sudeste/Centro-Oeste, 4,5% (47.532 MWmed). Os números são comparações entre as perspectivas de março de 2024 e o mesmo período de 2023.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of