ONZE EMPRESAS DE NOVE NAÇÕES EUROPEIAS SE UNEM PARA TRANSPORTAR HIDROGÊNIO POR TODO CONTINENTE

ddefrgrhhNo mês passado, um grupo de onze empresas europeias de infraestrutura de gás de nove Estados membros da União Europeia  apresentou um plano para transportar hidrogênio por toda a Europa. O grupo diz que a infraestrutura de gás existente no continente pode ser modificada para transportar o hidrogênio a um custo acessível. As principais empresas de gás europeias estão apoiando a transição para o hidrogênio: Enagás, Energinet, Fluxys Belgium, Gasunie, GRTgaz, NET4GAS, OGE, ONTRAS, Snam, Swedegas e Teréga, com o apoio da Guidehouse.

Em meados da década de 2020 em diante, essas empresas preveem uma rede de gasodutos chegando até 6.800 km até 2030, conectando ‘vales de hidrogênio’. Até 2040, está prevista uma rede de hidrogênio de 23.000 km, 75% dos quais consistirão em gasodutos convertidos, conectados por novos trechos de gasodutos (25%). Por fim, duas redes paralelas de transporte de gás surgirão: uma rede dedicada de hidrogênio e uma rede dedicada de metano. A rede de hidrogênio pode ser usada para transporte de hidrogênio em grande escala por distâncias mais longas de maneira eficiente em termos de energia, levando aqaqaqtambém em consideração as importações.

O custo de desenvolvimento desta rede foi estimado entre € 27 e € 64 bilhões. Embora isso possa parecer alto à primeira vista, os especialistas do setor consideram os números relativamente pequenos no contexto geral da transição energética europeia. O custo nivelado está estimado entre € 0,09-0,17 por kg de hidrogênio por 1000 km, permitindo que o hidrogênio seja transportado de maneira econômica por longas distâncias em toda a Europa. O anúncio das empresas de gás ocorre depois que a Comissão Europeia publicou sua Estratégia de hgyjukukukHidrogênio, que destaca a necessidade de criar uma rede de gasodutos de hidrogênio dedicada.

Daniel Muthmann (foto principal), do OGE, disse que “estamos satisfeitos em ver a estratégia ambiciosa da Comissão Europeia para aumentar o hidrogênio, já começando nesta década, e acreditamos que nossa iniciativa pode desempenhar um papel importante para facilitar isso. Uma espinha dorsal europeia do hidrogênio oferece a oportunidade de disponibilizar um grande potencial de abastecimento de hidrogênio da UE a vários setores de procura emergentes durante a transição energética. É essencial para um futuro mercado de hidrogênio da UE. Reconhecemos que a espinha dorsal do hidrogênio deve se tornar um empreendimento verdadeiramente europeu com fortes ligações em direção aos Estados-Membros do leste.” 

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