OPEP+ CANCELA NEGOCIAÇÕES E PREÇO DO PETRÓLEO VAI A US$ 77 POR BARRIL

opepA Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outras nações aliadas (grupo conhecido como Opep+) cancelaram hoje (5) as negociações sobre um aumento na produção de petróleo do cartel. O mercado já reagiu fortemente e o preço do barril está em alta. Até o fechamento desta reportagem, o petróleo Brent estava cotado a US$ 77,16 por barril, um crescimento de 1,3%. É o maior valor da commodity registrado desde setembro de 2018.

Desde a semana passada, havia um impasse dentro da Opep+ sobre um potencial aumento no volume de produção do grupo entre agosto e dezembro. A proposta era que essa elevação fosse de 400 mil barris por dia. As conversas foram travadas diante do pedido dos Emirados Árabes Unidos para aumentarem sua cota individual.

O país também se opôs a uma extensão de oito meses às restrições de oferta. Inicialmente, o acordo para redução de produção previa o fim das restrições em abril do ano que vem. Mas os demais países da Opep propuseram que os cortes fossem prorrogados até o final de 2022 – o que foi rejeitado pelos Emirados Árabes Unidos.

Com o insucesso nas negociações, ficam mantidas as cotas de produção de cada membro. Até agora, não há definição sobre quando uma nova reunião para debater o tema irá acontecer. Como se sabe, no ano passado, a Opep+ fechou um acordo para reduzir em cerca de 10 milhões de barris por dia a produção de petróleo de seus membros. A medida visava tentar reduzir a sobreoferta do insumo no mercado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of