OPEP E AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ESTÃO MENOS OTIMISTAS COM RECUPERAÇÃO DA DEMANDA POR ÓLEO E ENERGIA

Plataforma2A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Agência Internacional de Energia (AIE) estão menos otimistas em relação a recuperação da demanda por petróleo e energia no futuro. As duas entidades lançaram hoje (13) análises que indicam que tanto as demandas no mercado de petróleo como no de energia, de maneira geral, ainda sentirão por mais algum tempo os efeitos causados pela pandemia do coronavírus.

No caso da OPEP, por exemplo, a entidade espera que a demanda mundial de petróleo caia 9,5 milhões de barris neste ano, segundo previu no seu novo relatório. Já em 2021, a recuperação será mais lenta do que se pensava anteriormente. A organização estima que a demanda deve aumentar em 6,54 milhões de barris por dia no próximo ano, para 96,84 milhões de barris de petróleo por dia. Contudo, esse volume é 80 mil barris de petróleo inferior na comparação com o relatório anterior.

Embora as projeções de demanda prevejam um crescimento de 4,6% da atividade econômica global, os riscos relacionados à pandemia de Covid-19 e seu impacto continuam sendo uma preocupação considerável”, disse a OPEP.

Enquanto isso, a AIE está afirmando que uma recuperação mais lenta da pandemia pode adiar para 2025 a retomada total da demanda global por energia. Em um dos cenários traçados pela agência, caso a humanidade consiga uma vacina e tratamentos contra a Covid-19, poderíamos ver uma recuperação da economia global em 2021, com recuperação da demanda por energia em 2023. Em outro cenário, a AIE diz que essa recuperação poderia só acontecer em 2025 caso a retomada da atividade econômica ande em ritmo mais lento. A agência prevê que a demanda global por energia cairá 5% em 2020.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of