OPERADORA DE OLEODUTO AMERICANA SOFRE ATAQUE DIGITAL E GOVERNO DECLARA EMERGÊNCIA EM ALGUMAS REGIÕES

106880381-1620638044898-gettyimages-1232803207-COLONIAL_HACKUm início de semana de muita enxaqueca para a americana Colonial Pipeline, operadora de uma das maiores redes de oleodutos dos Estados Unidos. A companhia foi vítima de um ataque cibernético no último final de semana e seu viu forçada a paralisar suas linhas. Até o início desta segunda-feira (10), a companhia ainda não tinha uma previsão de quando retomaria a operação completa do seu sistema. Em consequência, o governo americano declarou estado de emergência em 17 estados do país, por conta da interrupção do fluxo de combustível.

Esta emergência é uma resposta ao fechamento inesperado do sistema de dutos da Colonial devido a problemas de rede que afetam o fornecimento de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros produtos petrolíferos refinados nos Estados afetados”, disse o Departamento de Transportes, em nota oficial. O estado de emergência derruba as limitações de horário para o transporte rodoviário de combustíveis.

Enquanto isso, os trabalhos da Colonial Pipeline para tentar retomar a operação do oleoduto estão em curso: “A equipe de operações da Colonial Pipeline está desenvolvendo um plano de reinicialização do sistema. Enquanto nossas linhas principais (Linhas 1, 2, 3 e 4) permanecem offline, algumas linhas laterais menores entre terminais e pontos de entrega agora estão operacionais”, disse a companhia, em comunicado. “Estamos no processo de restauração do serviço para outras [linhas] laterais e colocaremos nosso sistema completo novamente online somente quando acreditarmos que é seguro fazê-lo e em total conformidade com a aprovação de todos os regulamentos federais”, acrescentou.

O ataque sofrido pela Colonial Pipeline é do tipo “ransomware”, onde os criminosos roubam e criptografam dados de computadores e exigem grandes quantidades de dinheiro para liberar o acesso aos arquivos novamente. Segundo bastidores de mercado, o ataque está sendo atribuído a uma organização chamada DarkSide, embora a Colonial Pipeline não tenha falado publicamente sobre possíveis suspeitos de terem praticado o crime.

A grande preocupação das autoridades é com o tempo que será necessário para colocar a rede de oleodutos em operação novamente. Segundo a Colonial, a rede é responsável por transportar cerca de 2,5 milhões de barris de combustíveis por dia, conectando refinarias da Costa do Golfo dos Estados Unidos a mais de 50 milhões de pessoas no sul e no leste do país. Um prazo longo para retomar a operação do oleoduto pode prejudicar o abastecimento de combustíveis nos estados que são alimentados pela Colonial Pipeline.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of