OPERADORES VIETNAMITAS SUPERAM DIFICULDADES PARA EXPLORAR BACIA DE GRANITO FRATURADO

tien long-tarjaHOUSTON – Para produzir na bacia de Cuu Long, operadores do Vietnã tiveram que superar grandes desafios impostos pelas condições da reserva offshore. O assunto foi discutido na Offshore Technologies Conference (OTC) 2015, durante o painel “Understanding the Challenges of Vietnam Fractured Basement Exploration, Drilling and Production” (Entendendo os Desafios de Exploração, Pefuração e Produção em Bacias Fraturadas do Vietnã, em tradução livre).

Nguyen Tien Long, vice presidente da PetroVietnam E&P, destacou algumas das principais dificuldades superadas para operar na bacia de Cuu Long. São aspectos como a falta de porosidade na porção de granito fresco, a criação de porosidade, a distribuição da fratura por toda a rede, seu sentido para a otimização da reserva, e o impacto da rocha extrusiva na qualidade da reserva.

Tien Long acrescentou que, para atingir esse estágio, foi preciso inovar e melhorar. “Nós superamos dificuldades com novas técnicas e soluções, como o desenho de poços e algumas melhorias. O segredo para o sucesso é fixar o pé sobre o solo e cementá-lo”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of