OS MAIORES ROLETES DO MUNDO SERÃO MOSTRADOS PELA PRIMEIRA VEZ NA RIO PIPELINE

Os maiores roletes já fabricados no mundo para suportação permanente de tubulações de grandes diâmetros estarão à mostra pela primeira vez na Rio Pipeline 2013, o mais importante evento de dutos, que acontece no Brasil a cada dois anos. Esses roletes, desenvolvidos, projetados e fabricados pela Liderroll, estão sendo usados na tubulação de água da Refinaria Abreu e Lima – RNEST – em Pernambuco. As tubulações envolvidas são de 56, 60 e 72 duas polegadas, que precisaram ser equipadas com uma base especial que garantisse a integridade das finas paredes dos tubos, dadas a acomodação natural deles e as prováveis tensões geradas por recalques diferenciais de todo o sistema, considerando-se ainda as grandes massas de água a serem transportadas pelos dutos.

“As tubulações com grandes diâmetros merecem estudos específicos e tratamento diferenciado, expertise que só a Liderroll tem hoje no Brasil. Foram consumidas muitas horas de engenharia no desenvolvimento destes projetos e já estamos pensando em novos desafios que achamos que terão que ter o mesmo conceito de solução, tendo em vista as finas espessuras de paredes versus os grandes diâmetros dos tubos, vide o flare de 84 polegadas do Comperj. Projetos desta envergadura não podem mais ser classificados como tubulações ou dutos, até mesmo por que as normas específicas para tais já não os governam, e a Liderroll os encara e respeita como vasos de pressão”, disse o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes.

Os roletes especiais, com peso médio de 1,8 toneladas cada um, levaram oito meses para serem projetados e mais 130 dias para serem fabricados. O projeto foi contratado em exclusividade com a Liderroll pela Alusa Engenharia, que assumiu junto à Petrobrás o desafio de utilizar o novo conceito de suportação de dutos.

A Liderroll desenvolve soluções em engenharia, criando e desenvolvendo vários produtos de suportação especial de dutos, além de fornecer serviços de caldeiraria fina, projetos especiais, fabricação de peças e equipamentos. Ela possui a patente dos roletes em polímeros especiais em dezenas de países.

Para Paulo Fernandes, a participação da Liderroll na Rio Pipeline já é uma tradição: “Acreditamos no evento e o apoiamos fortemente. Para se ter uma ideia, embora requeira investimentos altos e dedicação de equipes exclusivas, nunca repetimos um ‘Case Técnico’ e em todas as edições da Rio Pipeline sempre levamos novos protótipos, soluções inéditas e novidades de projetos para a nossa comunidade de dutos e para os nossos clientes Petrobrás e Transpetro. Dá um tremendo trabalho e sempre contamos com a super colaboração do IBP e da Hynasta, que nos ajuda a entrar com peças e equipamentos gigantescos no pavilhão. Afinal, feira é para isso, não é mesmo? Vocês tomarão um susto com o tamanho e o arrojo dos roletes e com a estrutura que iremos apresentar nesta edição. Este ano terão empresas de 20 países e mais de 150 expositores. Gostamos desse intercâmbio. Assim como na feira do Canadá, sempre apresentamos alguma ideia de vanguarda. Infelizmente, foi veiculado que não haverá mais a presença do ‘Pavilhão Brasil’ na edição de 2014 do IPC, em Calgary, no Canadá. Mas, para não deixarmos o Brasil sem representação internacional, a Liderroll já reservou, estrategicamente, toda a antiga área do evento que era ocupada por ele, para, caso as instituições governamentais mudem de ideia, podermos ajudá-los com a cessão do espaço. E é isso que faz de nós uma empresa diferenciada: pensamos no todo e na imagem do nosso País. É super importante estarmos (nosso País) presentes naquele evento, afinal, eles sempre estão aqui também marcando posição e incentivando uma inteligente parceria entre as nações. Para terem uma ideia desta importância, a Liderroll é a única empresa privada brasileira vencedora do Prêmio ASME de Inovação, realizado aqui no Brasil, em 2011”.

A nona edição da Rio Pipeline Conference & Exposition será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, no Centro de Convenções Sul América, com as principais novidades em produtos e ideias para o setor. Organizada pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis –, a feira e conferência ocorre em anos alternados ao IPC (International Pipeline Conference), realizado em Calgary, no Canadá.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of