faixa - nao remover

OTC RECEBEU MAIS DE 100 MIL VISITANTES EM 2013

HOUSTON – A Offshore Technology Conference já se consagrou como a maior feira de petróleo do mundo há algum tempo, mas a edição deste ano foi um novo marco para a conferência. Foram cerca de 104,8 mil visitantes presentes no Reliant Center, em Houston (EUA), entre os dias 6 e 9 de maio. É a segunda maior procura pela feira desde que começou a ser realizada, em 1969, e a maior em 30 anos, representando um crescimento de 17% em relação a 2012, quando o evento recebeu 89,4 mil participantes.

“Nós tivemos uma conferência incrível, com uma vasta e profunda cobertura técnica, apoiada por excelentes painéis e apresentações”, destacou o diretor-geral da OTC, Steve Balint (foto), antes de afirmar que a “tecnologia é o coração da indústria offshore”.

O evento contou com 2.728 empresas presentes, de 40 países, além de nove painéis e 298 apresentações de artigos e pesquisas. Foram reconhecidas 15 tecnologias inovadoras, governos de diversos países fizeram apresentações sobre suas regulações e as oportunidades de negócios em seus territórios, além de estarem presentes os principais líderes mundiais da indústria de energia.

O Brasil teve presença marcante na feira, com uma série de exposições realizadas por executivos e técnicos da Petrobrás. A presidente da estatal, Maria das Graças Silva Foster, foi palestrante principal em dois painéis da feira. Em um deles, abordou os desafios da indústria de energia para o futuro, prevendo que o Brasil chegue a 2020 produzindo cerca de 5,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia. No outro, falou sobre os obstáculos que enfrentou para chegar ao posto de comandante da maior empresa do Brasil e destacou as dificuldades e os desafios das mulheres em ganhar espaço no mercado de óleo e gás.

Outra líder brasileira no setor que atraiu a atenção do mercado internacional na OTC foi a diretora geral da ANP, Magda Chambriard, que apresentou as oportunidades da 11ª rodada para empresas de todo mundo, há apenas uma semana de sua realização, nos dias 14 e 15 de maio.

O gerente executivo do pré-sal, Carlos Tadeu da Costa Fraga, também foi destaque na feira, ao apresentar as conquistas do pré-sal, ressaltando que a produção na região já acumula 192,4 milhões de barris de óleo equivalente desde o início das operações. A gerente executiva de engenharia de produção, Solange Guedes, falou sobre a importância da integração entre empresas operadoras em águas profundas, universidades e fornecedores para o desenvolvimento de tecnologias para produção offshore.

O Pavilhão Brasil foi um dos que mais chamou atenção no evento, com excelente organização do IBP, liderada por Tatiana Campos e Adriene Kfuri. Foram 47 empresas e entidades com estandes no pavilhão, que atraiu executivos de diversas empresas nacionais e internacionais.

O Coquetel da Petrobrás, o mais fechado  da história da empresa em Houston, contou com 350 executivos do mais alto escalão, além da apresentação do novo presidente da Petrobrás América, Claúdio Fontes Nunes. Graça aproveitou o evento para dialogar com empresários do setor de óleo e gás brasileiro e elogiar a instalação de novas empresas em território nacional.

O Churrasco dos Brasileiros comemorou 20 anos de realização na cidade americana, organizado pelo principal executivo da Gusto em Houston, Fernando Frimm, e sua esposa, Rosa Frimm, contando com a participação de muitos empresários da indústria nacional em busca de novos negócios.

A Câmara de Comércio Brasil-Texas (Bratecc) promoveu um evento especial paralelo à feira, em que estiveram presentes cerca de 350 executivos. Durante o painel, o gerente executivo do Prominp, Paulo Alonso, anunciou que o Brasil deverá ganhar em breve um centro de excelência para a indústria naval.

A delegação brasileira organizada pelo consulado americano contou com 323 executivos, número bem maior do que o de 2012, demonstrando o grande interesse do empresariado nacional em expandir operações e estabelecer negócios e relações com grupos internacionais. Estiveram presentes representantes das maiores empresas do país na feira, como Odebrecht, Queiroz Galvão, Tridimensional, Andrade Gutierrez, Ebse, MPE, Orteng, Liderroll, OGX, LLX, entre outras.

O Petronotícias preparou uma galeria de fotos do evento. Para acessar, basta entrar na nossa página do Facebook (clicando aqui).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of