OTIMISMO DA INDÚSTRIA DO RIO DE JANEIRO CAIU EM JULHO, APÓS ATINGIR MAIOR PATAMAR DO ANO NO MÊS PASSADO

Screenshot_31O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) no mês de julho recuou para 55,6 pontos em julho, depois de ter alcançado o maior patamar registrado no mês passado (58,8 pontos). O dado foi divulgado hoje (21) pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A entidade avalia que a retração no índice se deve ao contexto inflacionário, alta de juros e desaceleração econômica mundial, que continua impactando no fornecimento e no custo das matérias-primas.

Pelo oitavo mês consecutivo, a falta e, consequentemente, o aumento do custo das matérias-primas são o principal problema enfrentado pela indústria fluminense — superando, inclusive, a elevada carga tributária, historicamente apontada como maior entrave no desenvolvimento”, disse a Firjan.

Perante esses desafios, a produção industrial do Rio de Janeiro teve uma queda em junho, após relativa estabilidade. O Volume de Produção da Sondagem Industrial do estado passou de 50,5 pontos em maio para 47,7 pontos em junho — valores acima de 50 indicam aumento, e abaixo de 50 refletem queda da produção. Este movimento foi influenciado, em especial, pelo recuo na produção das empresas de pequeno e médio porte, enquanto as grandes empresas se mantiveram estáveis. O dado consta em outra publicação da federação, a Sondagem Industrial Regional fluminense do 2º trimestre de 2022.

Ainda assim, a perspectiva para os próximos seis meses se mantém no campo otimista, segundo o Índice de Expectativas, que ficou em 59,5 em julho, permanecendo acima da média do ano (58,7). “O otimismo para o segundo semestre se deve, em especial, pela situação das próprias empresas, que registrou 62,2 pontos em julho. As expectativas quanto à economia brasileira (54,6 pontos) e em relação ao estado (53,3 pontos) também permanecem otimistas, apesar de leve redução na passagem do mês”, finalizou a Firjan. Os dados completos do ICEI-RJ podem ser acessados neste link. A Firjan também disponibilizou um link com as informações da Sondagem Industrial fluminense.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of