P-61 DEIXA ANGRA DOS REIS RUMO AO CAMPO DE PAPA-TERRA

p-61Além da P-62, a P-61 passará o réveillon longe de casa. Nesta terça (31), a nova plataforma partiu do estaleiro BrasFels, na baía de Angra dos Reis (RJ), onde terminou de ser construída, rumo à Bacia de Campos. No caminho, a unidade ainda fará parada técnica para abastecimento de diesel e água nas proximidades de Ilha Grande, antes de enfim seguir ao campo de Papa-Terra.

A p-61 é a primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) a ser construída e a operar no Brasil. Ela atuará em conjunto ao FPSO P-63, que iniciou a produção de petróleo em Papa-Terra em 11 de novembro. Juntas, poderão produzir 140 mil barris de petróleo diários, nos 18 poços aos quais serão interligadas, e todo o volume será armazenado na P-63, que também pode comprimir 1 milhão de m3/d de gás natural e o gás excedente ao consumo nas plataformas será injetado no reservatório.

Assim como a P-63, a P-61 é uma das novas unidades que fazem parte dos projetos de produção programados para este ano no Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017 da Petrobras. O campo de Papa-Terra, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%), está localizado a 110 km da costa brasileira, onde a profundidade varia de 400 a 1400 metros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of