P-62 VAI INICIAR PRODUÇÃO NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014

P-62A presidente da República, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobrás, Graça Foster, estiveram no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE), nesta terça-feira (17), para a cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-62. A unidade será instalada no campo de Roncador, no pós-sal da Bacia de Campos, e deve iniciar a produção no primeiro trimestre de 2014.

O FPSO, com capacidade diária para produzir 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás, ficará a 125 quilômetros da costa, em lâmina d’água de 1.600 metros.

De acordo com a Petrobrás, a plataforma alcançou 63% de conteúdo local, sendo que a sua construção teve início no estaleiro Jurong, em Cingapura, a partir de adaptações no casco do navio MT Suva. Depois disso, chegou ao EAS em janeiro de 2012, onde passou pelas etapas de conversão e integração, a cargo do consórcio Camargo Corrêa e Iesa (CCI).

Os 15 módulos da plataforma, responsáveis pelo processamento e tratamento de óleo, gás e água, também foram construídos no Brasil, pela UTC Engenharia, em Niterói (RJ) – módulos de processo e compressão; e pela Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ) – módulos de processo.

No fim de 2012, o consórcio responsável pela integração da plataforma teve um problema com a montagem do FPSO, após a queda do flare, como o Petronotícias noticiou na época. No entanto, a questão foi superada e agora a plataforma é preparada para o início das operações no ano que vem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of