PARKER DESENVOLVERÁ SISTEMA HIDRÁULICO PARA PROPULSÃO DE NAVIOS-SONDA NO BRASIL
A Parker irá desenvolver, para a Wärtsilä Brasil, o thruster, sistema hidráulico que aciona a movimentação e o posicionamento dinâmico de navios-sonda de perfuração construídos para serem empregados em breve nos campos do pré-sal. As Unidades Hidráulicas de Força (HPUs) fornecem a força necessária para manter a embarcação estável em alto-mar, condição indispensável para o bom funcionamento das sondas.
“A integração entre as engenharias da Parker Holanda e da Parker Brasil e o gerenciamento do projeto próximo ao cliente fizeram com que a transferência de tecnologia fosse realizada com sucesso. A troca de experiências entre as equipes na Europa e no Brasil foi fundamental para o bom resultado do trabalho”, disse Gustavo Meneghello, gerente de Unidade de Negócios da Parker.
Desenvolvido no Brasil pela Divisão Hidráulica da Parker, o projeto integrou componentes como bombas hidráulicas, conexões, tubos, sensores, reservatórios, motor elétrico e trocador de calor. A empresa também forneceu painéis pneumáticos, painéis elétricos e os LubOils, sistemas que lubrificam automaticamente os eixos do thruster e foram instalados no sistema de propulsão Wärtsilä.
Como o equipamento opera em contato com a água do mar, ele recebeu também um sistema de filtração para preservar o óleo hidráulico de eventual contaminação que comprometeria seu funcionamento. “A grande vantagem é ter o conteúdo local que precisamos para nossos projetos. Conseguimos nacionalizar a solução com redução de custos, e isso nos possibilitou atingir o conteúdo local exigido para projetos navais no país”, afirmou o engenheiro de Desenvolvimento de Fornecedores da Wärtsilä, Marcos Rosalem.
Deixe seu comentário