PARLAMENTARES AMERICANOS VOTARÃO LEI QUE ENDURECEM SANÇÕES CONTRA CONSTRUÇÃO DO GASODUTO NORD STREAM 2

HYHYHYYHYO projeto de lei anual de política de defesa dos Estados Unidos apresentado por parlamentares no fim da semana passada,  prevê sanções que poderão interromper um dos maiores projetos da Rússia na Europa: o gasoduto Nord Stream 2, um projeto de  US$ 11 bilhões, liderado pela empresa estatal russa de energia Gazprom. O gasoduto  vai dobrar a capacidade de transporte de gás existente. Ele  está 90 % concluído, faltando apenas 150 quilômetros para chegar na costa da Alemanha.  A Rússia diz que o projeto, sob o Mar Báltico começará a operar no próximo ano. Mas o governo do presidente Donald Trump, que está ansioso para oferecer à Europa remessas de gás dos Estados Unidos, com apoio  de muitos parlamentares americanos que também se opõem ao gasoduto. Eles dizem que o projeto, que contornaria a Ucrânia, privando-a das lucrativas taxas de trânsito, aumentaria a influência econômica e política de GTGTGTGTGTMoscou na Europa.

As sanções da Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) visam qualquer  empresa e indivíduos que forneçam ajuda ao projeto, incluindo a modernização de um navio necessário para lançar os dutos, países proprietários das patentes dos equipamentos a ser usados e até mesmo as companhias de seguro. O NDAA deve ser aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA no início da semana que vem e logo depois pelo Senado. Trump prometeu PÇPÇPÇPÇÇÇvetar o projeto de lei sobre uma disposição bipartidária para retirar os nomes dos líderes militares confederados das bases americanas. Mas vetar o enorme esse projeto de lei,  acarretaria um risco político significativo. Se Trump vetar  e o Congresso mantiver seu veto, isso encerraria uma sequência de 59 anos de aprovação do NDAA.

O governo Obama também se opôs ao projeto e espera-se que o próximo governo Biden mantenha essa política. LOLOLOLOLOs defensores dizem que as sanções privarão a Rússia da capacidade de modernizar o navio da Gazprom, o Akademik Cherskiy, para colocar o tipo de tubo usado no projeto, o seguro exigido e as certificações necessárias. “Sem nada disso, eles simplesmente não conseguirão terminar o gasoduto”, disse Daniel Vajdich, presidente da Yorktown Solutions, um lobista da empresa estatal de energia da Ucrânia Naftogaz, que se opõe ao projeto. O Kremlin disse que a ameaça de novas sanções dos EUA é um sinal de concorrência desleal e prometeu que a Rússia defenderá seus interesses e projetos comerciais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of