PESQUISA DA S&P GLOBAL PLATS PREVÊ MERCADO DO AÇO NO BRASIL EM AGOSTO MAIS MODERADO, MAS AINDA NERVOSO

aço 1A Pesquisa mensal de mercado que é feita   S&P Global Platts mostra que os participantes as siderúrgicas brasileiras veem uma abordagem mais moderada para os preços em agosto, bem como reportaram expectativas mais fracas em relação aos níveis de produção e estoque.  A pesquisa não aborda, mas isso pode também ser os primeiros reflexos da decisão da indústria da construção civil e importar aço da Turquia em larga escala, através de vários grupos de empresas formando um consórcio. Na pesquisa com produtores, distribuidores, traders e consumidores finais brasileiros  realizada antes de agosto, o índice de evolução do preço do aço acabado caiu para 56,8, comparado a 67,6 da pesquisa de julho, indicando expectativas mais baixas de aumentos adicionais dos preços.  O índice varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos.

Os dados acima desse valor indicam aumento, e abaixo indicam queda na comparação com o mês anterior. Uma leitura de 50 significa estabilidade. A visão dosaço 2 produtores foi notavelmente interessante, pois caiu 30 pontos para um índice de 50, contra uma pontuação de 80 em julho, indicando expectativas de estabilidade. Alguns consumidores de aços planos ainda estão vendo potencial para aumento de preços, já que o índice destes respondentes atingiu uma média de 64,3, enquanto os compradores de aços longos obtiveram um índice de 60,7.

No acumulado do ano, os preços domésticos da bobina a quente e do vergalhão aumentaram 70,8% e 28,4%, respectivamente. Nos últimos 12 meses, os preços subiram 149,5% e 146%, de acordo com dados da Platts.  Seguindo a mesma tendência, a perspectiva de preço para a matéria-prima do aço em agosto caiu para 57,3, ante 69,1 em julho, com as usinas prevendo uma frrdtendência de queda, diante do índice médio de 46,4 para esse grupo de respondentes.  Quanto à produção de aço acabado, os entrevistados estavam menos confiantes quanto ao aumento das taxas em agosto, com o índice recuando 7,7 pontos para 59,9. Os respondentes de usinas, em geral, não esperam mudanças (53,5).

As expectativas para os níveis de estoque do aço acabado chegaram a 58,8, inalterados em relação a julho, mas com expectativas contrastantes entre os consumidores de aços longos e planos, com pontuações de 46,4 e 66,6, respectivamente.   A pesquisasseee mensal da S&P Global Platts é anônima, coletada através de link/formulário eletrônico.  A S&P Global Platts  é fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia. A cobertura da empresa  inclui petróleo e gás, energia, petroquímica, metais, agricultura e transporte marítimo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of