PESQUISADORES AMERICANOS DESENVOLVEM SISTEMA PARA ARMAZENAR ENERGIA SOLAR

tom-meyerCom o intuito de encontrar uma forma de se aproveitar a energia solar à noite, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) construíram um sistema que converte a energia solar em combustível de hidrogênio, capaz de ser armazenado para uso posterior.

O pesquisador que lidera o grupo de estudos, Tom Meyer (foto), afirmou que as novas descobertas podem ser um ponto de inflexão para o futuro da energia solar. A pesquisa consiste no desenvolvimento de um sistema em que uma célula DSPEC (dye-sensitized photoelectrosynthesis cell) utilize a energia solar para dividir a água em seus componentes. Após a separação, o hidrogênio é isolado e armazenado, gerando combustível de hidrogênio, enquanto que o oxigênio é liberado no ar.

Meyer ressalta, no entanto, que, para dividir a água, é necessário haver quatro elétrons distantes de duas moléculas de água, o que é, segundo ele, é extremamente difícil de se fazer, mas que o grupo de pesquisa já está começando a superar. A dificuldade era que o sistema sempre se quebrava porque, ou a montagem cromóforo-catalisadora se rompia das nanopartículas, ou porque os elétrons não se distanciavam com rapidez suficiente para produzir hidrogênio.

Para resolver esses problemas, Meyer utilizou uma técnica onde revestia cada átomo com uma camada ultrafina de dióxido de titânio. Seu grupo observou que as nano-partículas levaram os elétrons para longe muito mais rápido do que antes, de modo que, com os elétrons livres, seria possível produzir hidrogênio. Os cientistas descobriram ainda como construir uma camada protetora, que mantém a montagem cromóforo-catalisador amarrada firmemente na nano-partícula, garantindo que o conjunto fique na superfície.

Com os elétrons fluindo livremente através da nano-partícula e a corrente estabilizada, o novo sistema pode transformar a energia do sol em combustível, sem a necessidade de quase nenhuma energia externa para funcionar. Além disso, a infraestrutura para instalar esses conversores de luz solar para combustível está baseada em uma tecnologia existente. O próximo passo é a utilização da mesma abordagem para reduzir o dióxido de carbono, um gás do efeito de estufa, para um combustível à base de carbono, tal como o metanol.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of