PETROBRÁS ABRE VAGAS PARA ESTÁGIO QUE VAI PRIVILEGIAR 50 % DAS VAGAS PARA NEGROS
O Programa de Estágio da Petrobrás Distribuidora está com inscrições abertas até 28 de dezembro, com oportunidades para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos), de diversas localidades do Brasil. Para se cadastrar e obter mais informações sobre a lista de cursos disponíveis, duração, processo seletivo, benefícios e requisitos do estágio. Os estudantes de nível superior devem estar matriculados nos dois últimos anos (ou quatro últimos semestres) do curso. Já para os de nível médio que concluíram as disciplinas, é possível realizar o estágio na companhia, desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que ele é indispensável para obter o certificado ou diploma de formação. Os candidatos que se cadastraram anteriormente no Programa de Estágio da Petrobrás Distribuidora devem atualizar os seus dados, realizando uma nova inscrição.
O objetivo do Programa de Estágio é proporcionar aos estudantes uma bem-sucedida experiência de aprendizagem. Além de capacitação técnica, a prática possibilita o desenvolvimento sociocultural e das relações de trabalho, fundamental para a atuação dos futuros profissionais. A Petrobrás Distribuidora diz seguir um plano corporativo com ações que visam a promover a igualdade étnico-racial e de gênero. Assim, assumiu a meta de 50% de participação de estudantes negros (as) no Programa de Estágio. A companhia pretende atingir um quadro de estagiários semelhante à realidade nacional, na qual 50,74% se declaram negros, conforme demonstra o censo do IBGE de 2010. Os interessados podem acessar o site da companhia ou fazer contato via SAC (0800-728-9001).
Sem problemas querer dar uma justiça social aos menos favorecidos. Ocorre que o Brasil está simplesmente esquecendo os estudantes de outras raças. Temos ainda que lembrar o que é raça negra para definição de ingresso. Tem muitos miseráveis no Brasil que não são negros. A hipocrisia toma conta do Brasil em todos os setores da vida nacional. É raça negra pobre ou raça negra bem de vida? Qual a definição?
“visam a promover a igualdade étnico-racial e de gênero” Colocar 50% para um determinado tipo de pessoa é igualdade?
Será que vai ter também um “juri racial” para julgar se o individuo participante é negro ou não. E como assim “gênero”?
Ainda bem que consigo não consigo ver nada racista, apenas uma luta contra a desigualdade criando regras desiguais para candidatos se formando na faculdade ou no técnico. 🙂 “#LACROU”