PETROBRÁS ANUNCIA SAÍDA DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NO URUGUAI E VENDA DE CAMPOS TERRESTRES NA BACIA POTIGUAR

PetrobrasA segunda-feira (30) vai chegando ao fim com mais novidades sobre o programa de desinvestimentos da Petrobrás. Desta vez, a estatal anunciou que assinou um acordo para a saída do segmento de distribuição de gás natural no Uruguai. Além disso, a empresa também fechou contratos para a venda de campos terrestres na Bacia Potiguar, na região Nordeste.

Referente à sua saída do mercado de distribuição de gás no país vizinho, a companhia explicou que concluiu a devolução das concessões ao Estado uruguaio, por meio da transferência das ações detidas pela Petrobrás nas empresas Distribuidora de Gas de Montevideo S.A. e Conecta S.A. “A operação foi realizada através de um acordo, em conformidade com as negociações realizadas entre o Presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o Presidente da companhia, Roberto Castello Branco”, detalhou a petroleira.

Já em relação aos campos na Bacia de Potiguar, os ativos foram vendidos para a empresa Central Resources do Brasil Produção de Petróleo Ltda. O valor do negócio é de US$ 7,2 milhões, a serem pagos integralmente no fechamento da transação, sem considerar os ajustes devidos. As concessões negociadas foram Ponta do Mel e Redonda, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte.

As descobertas desses campos, ocorridas nos anos de 1984 e 1987 foram resultados de contratos de prestação de serviços para exploração de petróleo com cláusula de risco (os chamados “Contratos de Risco”), atualmente detidos pela Central Resources. Através destes contratos, a empresa contratante explorou as áreas delimitadas, por sua conta e risco, e em função das descobertas petrolíferas, adquiriu o direito de receber da Petrobrás uma participação financeira sobre o resultado líquido dos campos”, explicou a estatal, em comunicado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of