faixa - nao remover

PETROBRÁS ASSINA CONTRATO COM ALCATEL E MAERSK PARA MONITORAMENTO SÍSMICO DO CAMPO DE MERO

Ilustração do FPSO Sepetiba, que está sendo construído na China pela SBM Offshore

Ilustração do FPSO Sepetiba, que está sendo construído na China pela SBM Offshore

A Petrobrás anunciou a assinatura de um contrato com um consórcio, formado pelas empresas Alcatel Submarine Networks e Maersk, para a construção e instalação do Sistema de Monitoramento Sísmico Permanente (SMSP) do campo de Mero, na Bacia de Santos. O acordo firmado com o consórcio contempla a construção e instalação de 400 quilômetros de fibras ópticas, distribuídas em uma área de aproximadamente 200 km² no leito oceânico. A  instalação do sistema terá início em 2024.

As fibras serão conectadas ao FPSO Sepetiba que, em conexão com os escritórios da Petrobrás, permitirão o acesso remoto e instantâneo aos dados gerados pelo sistema de monitoramento. “O projeto SMSP de Mero possui características inéditas no Brasil e incorpora o estado da arte em tecnologias de monitoramento sísmico 4D, com as quais registros sísmicos obtidos em diferentes datas são empregados para acompanhar o comportamento dos reservatórios ao longo do tempo”, disse a Petrobrás, em comunicado.

O campo unitizado de Mero é operado pela Petrobás (38,6%), em parceria com a Shell Brasil Petróleo Ltda (19,3%), TotalEnergies EP Brasil Ltda (19,3%), CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda (9,65%), CNOOC Petroleum Brasil Ltda (9,65%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) (3,5%), como representante da União na área não contratada.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of