NAO DELETAR
Rosatom

PETROBRÁS ASSINA PARCERIA COM LIGHTSOURCE BP PARA AMPLIAR PRESENÇA NO SETOR DE ENERGIA SOLAR ONSHORE

A Petrobrás e a Lightsource bp anunciaram a assinatura de um acordo para estabelecer uma parceria estratégica no segmento de energias renováveis onshore. Pelo acordo, a Petrobrás adquirirá 49,99% das subsidiárias da Lightsource bp no Brasil. A transação, que ainda depende de aprovações regulatórias, marca o início de uma postura mais ativa da petroleira brasileira no segmento de geração de energia solar, ampliando sua atuação no mercado de fontes renováveis no país.

Atualmente, a companhia prevê instalar 56 MW até 2027, sendo que 10 MW já estão em operação na Refinaria Gabriel Passos (Regap). A parceria, no entanto, amplia o escopo de atuação da Petrobrás no segmento, permitindo o atendimento a outros consumidores além do autoconsumo. A iniciativa reforça a estratégia de diversificação do portfólio da companhia. A parceria será estruturada como uma joint venture, com gestão compartilhada entre Petrobrás e Lightsource bp.

Estamos dando hoje um importante passo na atuação da Petrobrás no segmento de energia solar. Essa parceria representa um avanço fundamental na trajetória da companhia rumo à Transição Energética Justa e se soma aos projetos de geração renovável em implantação pela Petrobras em seus ativos, como nas refinarias Regap e Replan. Estamos comprometidos em liderar esse processo no país, ampliando nossa presença em novas fontes energéticas, promovendo a descarbonização de nossas operações e produzindo combustíveis mais sustentáveis. Seguiremos provendo a energia necessária para o desenvolvimento do Brasil”, afirma a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard.

A Lightsource bp, empresa do grupo bp, contribuirá para a joint venture com um pipeline que inclui entre 1 e 1,5 GW em estágios mais avançados de desenvolvimento, além de outros projetos em fases iniciais no Brasil. O portfólio inclui ainda a usina solar fotovoltaica de Milagres, localizada em Abaiara, no Ceará, em operação desde 2023, com 212 MWp de capacidade instalada — uma das maiores do estado.

Com o nosso forte expertise local, construído ao longo de quase sete anos de atuação no Brasil em todas as fases de desenvolvimento, construção e operação de projetos, continuaremos a gerar valor para a empresa, para os nossos clientes e stakeholders. Estamos entusiasmados com esta parceria com a Petrobrás”, disse o CEO da Lightsource bp, Joaquin Oliveira.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários