PETROBRÁS ASSINOU CONTRATOS DE COMPRA E VENDA DE GÁS COM SHELL, REPSOL SINOPEC E PETROGAL

petrobrasA Petrobrás anunciou nesta tarde (28) que assinou contratos de compra e venda de gás com três diferentes grupos estrangeiros: Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal. Os novos acordos são para operações conhecidas no mercado como Swap. Ou seja, a Petrobrás irá processar o gás produzido por essas operadoras e, logo após, o energético é novamente disponibilizado para que as empresas transportem o gás até seus clientes.

Os contratos são os primeiros nesta modalidade e permitem que produtores nacionais antecipem o acesso ao mercado e viabilizem o início de fornecimento já a partir de 01/01/2022”, detalhou a Petrobrás em comunicado ao mercado. A companhia completou dizendo que “segue adotando medidas que contribuem para o processo de abertura do mercado de gás natural, em linha com os compromissos assumidos do Termo de Compromisso de Cessação firmado com o CADE”.

Ontem, conforme noticiamos, a Shell anunciou que fechou novos contratos com players de produção, transporte e distribuição, além de consumidores livres. Só este mês, a companhia celebrou acordos para suprimento de gás natural com dois novos clientes. Um deles com a Proquigel Química, para suas plantas de fertilizantes nos Estados da Bahia e de Sergipe, com duração de dois anos; o outro, com a Bahiagás, distribuidora de gás natural do Estado da Bahia, com a entrega de volumes a partir de 2022. A petroleira também firmou um contrato para suprimento de gás natural com a Copergás, distribuidora de Pernambuco, para suprimento de volumes em 2022 e 2023.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of