PETROBRÁS ASSUME INTEGRALMENTE A TERMELÉTRICA IBIRITÉ, EM MINAS GERAIS

aureliano_chaves_termeletrica_Dig32686A Petrobrás assinou nesta semana um contrato para assumir integralmente a usina termelétrica Ibirité, localizada em município de mesmo nome, em Minas Gerais. Pelo acordo, a petroleira comprou a participação da Edison S.p.A. (50%) na sociedade Ibiritermo S.A., pelo preço simbólico de R$ 1,00. A petroleira já possuía os 50% restantes da planta.

Adicionalmente, na conclusão da transação, a Petrobrás efetuará o pagamento de compensação por parte do capital social no valor de R$ 2,5 milhões à Edison S.p.A., nos termos previstos no contrato de compra e venda de ações, e o ECC será encerrado, com a transferência da Usina Termelétrica Ibirité (UTE Ibirité) para a Petrobrás”, detalhou a empresa, em comunicado.

O único ativo da Ibiritermo,  a UTE Ibirité, possui capacidade instalada de 226 MW. Por meio de um contrato Contrato de Conversão de Energia (ECC, na sigla em inglês), a Petrobras é arrendatária da planta desde junho de 2022, ficando a seu cargo a operação e manutenção, o suprimento de combustível e água e o pagamento dos encargos de conexão e uso dos sistemas de distribuição e transmissão de energia elétrica.

Com o fim do ECC, a Petrobrás passa a operar a UTE Ibirité como ativo integrado ao seu portfólio de térmicas, sem estrutura societária associada. “A conclusão da transação está sujeita a condições precedentes, tais como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)”, finalizou a petroleira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of