PETROBRÁS AUTORIZA A CONTRATAÇÃO DE 11 EMBARCAÇÕES DE APOIO

cbo-atlc3a2ntico-o-irmc3a3o-do-cbo-pacc3adficoA contratação de 11 embarcações de apoio foi aprovada pela Petrobrás. As embarcações servirão como suporte para a exploração e produção offshore, e integram a 7ª rodada do Terceiro Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam). Desde que o terceiro Prorefam foi lançado, 121 embarcações, de um total de 146 estipuladas como meta, foram contratadas, e 34 estão em operação.

Nove das contratadas são do tipo Platform Suplly Vessel (PSV), responsáveis por transportar volumes de cargas para as plataformas de exploração e produção. Dessas, oito são da Bram Offshore, e uma da Companhia Brasileira de Offshore (CBO). A CBO teve mais duas contratações aprovadas, com embarcações do tipo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS), que realizam a ancoragem e o reboque de sondas e plataformas.

Durante o Prorefam, há exigências de participação nacional na construção (50% para PSV’s e 60% para AHTS’s) e na operação (70% para os dois tipos). A Petrobrás programou uma 8ª rodada do terceiro Prorefam para os primeiros três meses de 2015.

Em nota, a Petrobrás aproveitou para reiterar a defesa do conteúdo nacional e o avanço da indústria naval brasileira, afirmando que “estão certos armadores brasileiros quando afirmam que a produtividade da indústria naval do país é superior à de alguns congêneres e que está preparada para construir embarcações mais sofisticadas e de maior porte”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of