PETROBRÁS AVALIA CONSTRUIR PLATAFORMA COM CAPACIDADE PARA PRODUZIR 225 MIL BARRIS POR DIA EM LIBRA
As enormes reservas avaliadas no campo de Libra deverão render investimentos proporcionais à sua grandeza. A Petrobrás vem estudando a construção de uma plataforma gigante para produção de petróleo na área, localizada no pré-sal da Bacia de Santos, em projeto que permitiria produzir 225 mil barris de petróleo e 18 milhões de m³ de gás natural por dia. Atualmente, as maiores unidades do país atingem a marca de 180 mil barris de petróleo e 8 milhões de m³ diários. Com o empreendimento ambicioso, a estatal garantiria capacidade para atender à ampla extração nos blocos da região e conseguir uma redução nos custos operacionais do pré-sal.
As estimativas não são baixas para Libra, seja em termos financeiros ou em perspectivas de produção. Com uma vazão em cada poço da área que pode chegar a até 50 mil barris por dia, quantidade que supera em 10 mil barris os poços mais produtivos do país, o campo é hoje a maior promessa para os próximos anos do setor brasileiro de óleo e gás.
Uma das razões para a avaliação de uma plataforma gigante é a grande razão entre gás e óleo registrada na área. A característica das reservas deve exigir que a Petrobrás e suas parcerias produzam grandes quantidades de gás para obter petróleo. Este foi um dos principais motivos para o planejamento do piloto de produção em Libra, que terá uma plataforma com capacidade para produzir 12 milhões de m³ de gás natural por dia.
[…] Fonte: PetroNotícias […]