CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE NAFTA A LONGO PRAZO DEVERÁ SER ASSINADO ATÉ DEZEMBRO

eduardo bragaA indústria petroquímica brasileira pode aguardar um contrato a longo prazo para fornecimento de nafta ainda este ano. Um novo acordo deverá ser firmado pela Petrobrás até 15 de dezembro, segundo afirmação dada nesta semana ministro de Minas e Energia (MME), Eduardo Braga (foto). De acordo com ele, a estatal já aceitou prorrogar por 45 dias o contrato de fornecimento que vem sendo debatido junto ao mercado. Aguardado há meses pelo setor, o novo acordo a longo prazo deve permitir a realização de investimentos que vinham sendo segurados pelas empresas devido ao cenário de dificuldades financeiras.

A proposta apresentada pelo MME é de que o contrato, que terá seu prazo expirado no próximo sábado (31), se estenda por 15 anos. Em comunicado emitido ao mercado nesta quinta-feira (29), a Petrobrás informou que seus órgãos técnicos “apreciarão as condições para a celebração de novos aditivos aos contratos de nafta com a Braskem, viabilizando a manutenção do fornecimento durante as negociações de um contrato de longo prazo”.

Ainda não tiveram início as discussões acerca do preço para o fornecimento, no entanto, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo. De acordo com o executivo, a demora na concretização do acordo deverá ser sentida nos preços cobrados sobre produtos gerados pela cadeia petroquímica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of