PETROBRÁS BATE RECORDE DE DEPÓSITO DE PATENTES NO INSTITUTO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS BATE RECORDE DE DEPÓSITO DE PATENTES NO INSTITUTO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

joaquimEsta é uma boa notícia. Não só para a Petrobrás, mas para o país como um todo. Hoje (27),  a companhia está informou que tornou-se a empresa brasileira com maior número de registros de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2021. Foram 112 pedidos até o dia 23 deste mês. Com essa marca, a empresa superou todos os depositantes nacionais: empresas, universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia – e superou o recorde anterior de pedidos no INPI, 111 patentes, alcançado em 2014 por outra instituição. O registro é o primeiro passo para obter a patente definitiva de uma tecnologia, serviço ou produto. Com os 112 pedidos, a companhia bateu também o seu próprio recorde, de 95 depósitos, obtido em 2005. O número ainda pode aumentar até a próxima quinta-feira (30), prazo final para pedidos no ano.

CENPES

CENPES

A Petrobrás é a empresa brasileira que mantém mais patentes ativas: 1.067 no Brasil e no exterior. A maioria dos projetos relacionados aos 112 pedidos de 2021 foi desenvolvida para atender demandas de exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e projetos de desenvolvimento sustentável, como descarbonização e redução de emissões. Nos próximos cinco anos, a companhia investirá US$ 1,6 bi em transformação digital e inovação. “A Petrobrás conta com profissionais altamente qualificados e nosso Centro de Pesquisas é considerado de excelência e reconhecido mundialmente. Esse recorde é fruto da dedicação e do trabalho incansável dessa força de trabalho comprometida com resultados e de olho no futuro das demandas energéticas mundiais que exigem que as empresas operem de forma cada vez mais segura e com responsabilidade socioambiental”, comentou o presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna.

 

simoneO diretor de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone (foto à esquerda), que será substituído por Juliano Dantas, a partir do dia 1º de janeiro,  disse que a Petrobrás é uma das empresas que mais investem em inovação no país. “Somos parte de um grande ecossistema de inovação e compartilhamos nossos desafios com startups, universidades e empresas, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às nossas demandas e nos preparem para o futuro”, afirmou.

Para dar suporte aos projetos de inovação, a Petrobrás conta com o maior Centro de Pesquisas da América Latina, o Cenpes, com 147 laboratórios e plantas pilotos instalados e mais de 8 mil equipamentos, muitos com tecnologia de ponta. A companhia mantém, ainda, parcerias com mais de 100 instituições nacionais, incluindo universidades e empresas, além de parcerias com 20 universidades e institutos internacionais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of