PETROBRÁS BUSCARÁ NOVOS FINANCIAMENTOS JUNTO AOS CHINESES
A Petrobrás vai buscar mais dinheiro do outro lado do planeta, com os chineses, e este processo pode ter novidades já nesta semana, quando o presidente Michel Temer, junto com o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, e mais uma comitiva brasileira, participarão de um seminário econômico no país asiático.
Segundo reportagem do jornal “Valor Econômico”, na sexta-feira (2) será realizada a assinatura do contrato de financiamento de US$ 1 bilhão junto ao Eximbank da China. A celebração do contrato está prevista para acontecer no seminário econômico BrasilChina, em Xangai. Existem outras negociações em andamento para efetivar outras operações de financiamento.
O valor seria utilizado para a compra de equipamentos e serviços de fornecedores chineses, num movimento que reforça a estratégia adotada em alguns momentos pela Petrobrás, de levar importantes obras para o exterior, complicando ainda mais a já difícil situação da cadeia nacional de fornecedores. A Petrobras já havia acertado, em fevereiro, um termo de compromisso com o Banco de Desenvolvimento da China para receber um financiamento de US$ 10 bilhões.
Como vêem, apesar da perda do grau de investimentos feito pelas agências de ratings, cujos diagnósticos expressam mais riscos políticos, circunstanciais, que os reais, a julgar pelo uso das suas análises pelos detentores de recursos, a Petrobrås continua a captar facilmente dinheiro no mercado, principalmente dos países carentes de energia para tocar as suas indústrias e as suas economias. Como eles planejam a longo prazo, buscam as devidas proteções para garantirem suas metas. Enquanto isso no meu combalido Brasil depreciamos nossa maior empresa e vendemos a preços aviltados, os nossos recursos mantenedores do nosso crescimento como Carcará. Novamente empresa de… Read more »