PETROBRÁS CANCELA CONTRATAÇÃO DE MCDERMOTT PARA FORNECIMENTO DE DUTOS RÍGIDOS EM TUPI E ESTUDA USAR LINHAS FLEXÍVEIS

joao-henriqueUm revés em um processo de contratação de risers rígidos pela Petrobrás. A empresa anunciou nesta semana que cancelou a contratação de serviços de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) de linhas rígidas submarinas (SURF). Os dutos seriam usados na iniciativa batizada pela Petrobrás de “WAG Full Field do Campo de Tupi”, que consiste na conversão de 15 poços injetores de água para poços injetores de água ou gás.

De acordo com a Petrobrás, a empresa vencedora da concorrência, a McDermott, se recusou a celebrar o contrato após três tentativas de convocação. “Estamos analisando agora o que teremos de impacto econômico para a Petrobrás e as ações que vamos tomar com relação a aspectos administrativos e indenização”, disse hoje (6) o diretor de desenvolvimento da produção da Petrobrás, João Rittershaussen.

A ideia da Petrobrás com o projeto WAG Full Field é aumentar o fator de recuperação de óleo do campo de Tupi através da injeção alternada de água e gás. “O projeto, originalmente, prevê a instalação de dutos rígidos em plataformas existentes para possibilitar essa injeção. A empresa que ganhou a licitação se recusou a assinar o contrato, em desacordo com os parâmetros do edital”, explicou Rittershaussen.

O diretor da Petrobrás disse ainda que existe a oportunidade de incluir os risers rígidos em algum outro processo de contratação. Outra alternativa em avaliação seria realizar a conversão desses poços com o uso de risers flexíveis. “Para o futuro, estamos reavaliando o projeto”, concluiu Rittershaussen.

3
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Ana PereiraSérgio leãoJoão Antônio Sadrori Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Antônio Sadrori
Visitante
João Antônio Sadrori

O atraso nestes processos, e extremamente oneroso para a nação. Precisam d maior zelo e precisibilidade

Sérgio leão
Visitante
Sérgio leão

Qual foi a empresa que ficou em segundo na licitação?

Ana Pereira
Visitante
Ana Pereira

Technip