PETROBRÁS COLOCOU À VENDA TODOS OS CAMPOS TERRESTRES DA BACIA DO SOLIMÕES NO AMAZONAS

ffrfrfrA Petrobrás colocou à venda os campos terrestres na Bacia de Solimões, no estado do Amazonas. Os ativos englobam os campos de Arara Azul, Araracanga, Leste do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu, Cupiuba e Carapanaúba, além de infraestruturas de apoio operacional. A empresa diz que a venda destes ativos está alinhada com a estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra profundas, “onde a Petrobrás tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos,” diz o comunicado da companhia. Além disso, essas iniciativas buscam contribuir para a redução do endividamento da Petrobrás, que ainda é elevado quando comparado com a de seus pares, informa a empresa.

A Petrobrás acredita que a entrada de novos players no segmento de óleo e gás nos campos terrestres no estado do Amazonas irá alavancar o desenvolvimento da região não somente pelo potencial aumento de produção e reservas, mas também pelo consequente aquecimento de toda a cadeia de serviços relacionada à hhyyyhatividade de exploração e produção. Um exemplo positivo da entrada de novos atores no setor de óleo e gás, foi a venda em 2019 do campo de Azulão, na Bacia do Amazonas, que tem resultado em investimentos para viabilizar a produção de gás e geração de energia com o consequente aquecimento da economia local.

Enquanto a Petrobrás vai concentrar investimentos em ativos que, para a empresa, geram mais retorno, e a concentração “que vem demonstrando grande diferencial competitivo ao longo dos anos, como os campos do pré-sal, e em particular o campo de Búzios cujo excedente da cessão onerosa foi adquirido em consórcio pela Petrobras em 2019, novos players podem investir em outras áreas, proporcionando maior dinamismo ao setor de óleo e gás”. O estado do Amazonas já possui um setor diversificado com diferentes atores além da Petrobrás atuando na geração de energia

u7u7u7uA empresa  esclarece que o processo de desinvestimento dos campos não prevê demissões de empregados da Petrobrás. Todos serão realocados para outras unidades organizacionais da companhia. As transferências levarão em conta a melhor adequação entre os perfis dos empregados e as atividades e processos nas lotações disponíveis. Caso haja interesse, outra opção é a adesão ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV) específico, conforme prevê o plano de pessoal para gestão de portfólio.  O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para seleção de potenciais participantes, está disponível no site da companhia.

O Polo Urucu compreende sete concessões de produção (Araracanga, Arara Azul, Carapanaúba, Cupiúba, Leste do Urucu, Rio Urucu, Sudoeste Urucu), todas gtgtgtglocalizadas no estado do Amazonas, nos municípios de Tefé e Coari, ocupando uma área de aproximadamente 350 km². No primeiro trimestre de 2020, a produção média do polo foi de 106.353 boed, sendo 16.525 bpd de óleo e condensado, 14.281 Mm³/d de gás e 1.150 toneladas por dia de GLP.

Além das concessões e suas instalações de produção, estão incluídos na transação as facilidades de processamento da produção de petróleo e gás natural, além de instalações logísticas de suporte à produção.  As empresas interessadas no ativo deverão atender aos requisitos de operador em área remota, conforme exigência da ANP, além de todas as tgtttgtgtlicenças operacionais e condicionantes ambientais requeridos. O processo de passagem de operação para o novo concessionário também prevê medidas para que não ocorra descontinuidade no fornecimento de gás natural, petróleo e GLP, com a garantia da continuidade operacional e de manutenção do ativo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of