PETROBRÁS COMEÇA A PRODUZIR NOVO PADRÃO DE GASOLINA COM MAIOR OCTANAGEM

aneliseA Petrobrás anunciou na manhã de hoje (29) que já começou a produzir um novo padrão de gasolina que será obrigatório no Brasil a partir de 2022. A estatal disse que decidiu se antecipar e toda a gasolina comum produzida em suas refinarias já tem essa nova especificação, com maior octanagem.

O novo padrão de gasolina previsto para 2022 foi determinado por nova regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A mudança será feita por etapas. A primeira começa na próxima segunda-feira (3) e orienta que o produto deverá ter uma massa específica (densidade) mínima de 715 kg/m³ e octanagem de 92 pela metodologia de RON (Research Octane Number).

A segunda fase só começaria em 2022, quando a octanagem mínima pela metodologia RON passaria de 92 para 93. A Petrobrás, contudo, disse que toda a gasolina comum produzida em suas refinarias já possuem a octanagem RON 93.

Além disso, o combustível também já está com maior densidade, o que segundo a Petrobrás, resulta em redução no consumo de gasolina por quilômetro rodado de 5%, em média, dependendo das características de cada motor. A estatal diz ainda que esse ganho de 5% pode compensar um eventual aumento no preço da gasolina, já que o motorista poderia rodar mais quilômetros por litro.

Ajustamos nossos processos de refino e estamos prontos para antecipar o padrão de qualidade previsto para 2022. Desta forma, garantimos a qualidade superior da gasolina produzida nas refinarias da Petrobrás”, comentou a diretora de Refino e Gás Natural da companhia, Anelise Lara.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
luciano Seixas Chagas
Visitante
luciano Seixas Chagas

Uma boa razão para aumentar o preço interno diferenciando-o para mais, é claro, dos preços internacionais. Os consumidores que paguem e se danem.