PETROBRÁS CONCLUIU INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO DE SEU PARQUE DE REFINO PARA GARANTIR SEGURANÇA E OPERAÇÃO

refinariasA Petrobrás concluiu o trabalho de inspeção e manutenção preventiva no seu parque de refino, um investimento que custou cerca  de R$ 2 bilhões ao longo de 2021. A empresa informou que foram inspecionados mais de 4 mil equipamentos em todas as refinarias da companhia. O objetivo principal era garantir a segurança e a continuidade operacional, assim como adequar as capacidades de produção das unidades e promover melhorias nas instalações. As paradas se concentraram no segundo trimestre de 2021 com algumas ações ainda no terceiro trimestre. Após a conclusão das campanhas de manutenção, a Petrobrás retomou o alto nível de produção de combustíveis. Nos meses de outubro e novembro, a média de produção mensal de gasolina nas refinarias da Petrobrás subiu 17% em relação ao segundo trimestre e a produção de diesel cresceu 8% no mesmo período.

Em novembro, o fator de utilização das refinarias fechou em 87% da capacidade, 12 pontos percentuais acima do segundo trimestre. Em um comunicado, a empresa alegarefinaria que “sempre busca a utilização mais eficiente de seus ativos e o nível de processamento pode flutuar, de acordo com a disponibilidade dos equipamentos, a economicidade das operações e o atendimento aos clientes”.  A estatal emendou dizendo também que “o nível de processamento das refinarias é planejado com base nas disponibilidades e tipos de petróleo, na capacidade das refinarias e dos ativos logísticos, assim como nas previsões de demanda e, a partir de critérios técnicos, o sistema aponta a solução com melhor resultado econômico para todo o parque”.

diesel s-10A Petrobrás também anunciou em seu Plano Estratégico 2022-2026 que investirá US$ 6,1 bilhões no refino nos próximos cinco anos. Serão implantados projetos para posicionar a companhia entre as melhores refinadoras do mundo, em termos de eficiência e desempenho operacional, com produtos de maior valor agregado e menor emissão de carbono. Um dos compromissos, por exemplo, é de ampliar a capacidade de produção, especialmente de derivados de alta qualidade, como o diesel S-10. O Plano Estratégico inclui três grandes projetos de expansão: a conclusão da segunda unidade (trem) da Refinaria Abreu e Lima – Rnest, que vai elevar a capacidade de produção de diesel S-10 em 95 mil barris por dia; a integração entre a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e o GasLub Itaboraí, com capacidade adicional de 93 mil barris por dia de diesel S-10 e querosene de aviação (QAV) e 12 mil barris por dia de lubrificantes de maior qualidade; uma nova unidade na Replan, além de adaptações na Reduc e na Revap, com capacidade adicional de 132 mil barris por dia de diesel S-10 nas três refinarias.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Lógica estranha. Gastar dinheiro para depois vender barato! Ou não é isso que está ocorrendo?