NAO DELETAR
HMFLOW

PETROBRÁS CONFIRMA CONTRATO COM A SBM OFFSHORE E ANUNCIA INVESTIMENTO PARA MAIS UMA PLATAFORMA EM SERGIPE ÁGUAS PROFUNDAS

A Petrobrás movimenta o noticiário do setor de óleo e gás ao anunciar que aprovou a decisão final de investimentos para o navio-plataforma (FPSO) do projeto SEAP I, na Bacia Sergipe-Alagoas. A unidade será construída pela holandesa SBM Offshore. Para lembrar, em dezembro do ano passado, a Petrobrás já havia anunciado o investimento no módulo SEAP II, que também será construído pela SBM. Com investimentos totais superiores a R$ 60 bilhões, os dois projetos preveem a produção de mais de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).

A plataforma para SEAP I será chamada de P-81, enquanto a unidade para SEAP II será batizada de P-87. A assinatura dos contratos está prevista para maio de 2026, após o cumprimento das etapas de governança e das aprovações junto aos parceiros no projeto. Juntas, as duas plataformas terão capacidade instalada para produzir até 240 mil barris de óleo por dia e processar 22 milhões de m³ de gás natural por dia. O início da produção de óleo está previsto para 2030, com exportação de gás a partir de 2031.

O modelo de contratação adotado para ambas as plataformas é o BOT (Build, Operate and Transfer), no qual a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação das unidades por um período inicial definido em contrato, com posterior transferência à Petrobrás.

A escolha da modalidade de contratação BOT contribuiu para viabilizar o início da produção em menos tempo. Esse resultado reflete o trabalho conjunto da Petrobras, seus parceiros e o mercado fornecedor visando agregar valor aos projetos e fortalecer a estratégia da companhia”, afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Renata Baruzzi.

 O projeto SEAP I abrange as jazidas com óleo leve, considerado de boa qualidade, pertencentes aos campos de Agulhinha, Agulhinha Oeste e Palombeta, localizados nas concessões BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11. A Petrobrás é operadora das concessões BM-SEAL-11 – com 60% de participação, em parceria com a IBV Brasil Petróleo LTDA (40%) – e BM-SEAL-10, onde detém 100% de participação.

Já SEAP II abrange jazidas com óleo leve, considerado de boa qualidade, pertencentes aos campos de Budião, Budião Noroeste e Palombeta, localizados a cerca de 80 km da costa nas concessões BM-SEAL-4, BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10, respectivamente. A Petrobrás é operadora das concessões BM-SEAL-4 – com 75% de participação em parceria com a ONGC Campos Limitada (25%) – e BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10, onde detém 100% de participação.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alexandre dos Santos
Alexandre dos Santos
6 dias atrás

Parabéns más investimento para nós país