PETROBRÁS CRIA COMITÊS PARA ACOMPANHAR DECISÕES DAS DIRETORIAS E COMBATER CORRUPÇÃO

Joao ElekA Petrobrás deu um novo passo no processo de reestruturar a empresa e combater o avanço da corrupção, como nos casos descobertos pela Operação Lava Jato. Para isso, foram criados seis comitês técnicos de acompanhamento e deliberação sobre as decisões a serem tomadas por cada diretoria, de modo a descentralizar as ações e reduzir os riscos. O processo havia sido iniciado ainda na gestão de Aldemir Bendine, sob orientação do diretor de governança, João Elek (foto), e agora tem continuidade na nova administração, comandada por Pedro Parente.

Os comitês levam os mesmos nomes das diretorias, portanto são eles: Comitê Técnico de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia; Comitê Técnico de Exploração e Produção; Comitê Técnico de Refino e Gás Natural; Comitê Técnico Financeiro e de Relacionamento com Investidores; Comitê Técnico de Recursos Humanos, SMS e Serviços; e Comitê Técnico de Governança, Risco e Conformidade.

Os grupos são formados por pelo menos cinco e no máximo sete funcionários da estatal, todos com cargo de gerente executivo, além de terem caráter estatutário, deixando para os diretores a possibilidade de decisão monocrática apenas em assuntos administrativos ou para o atendimento a ordens da justiça.

Além de votarem nas decisões de suas respectivas diretorias, os comitês técnicos estatutários poderão constituir comissões e grupos de trabalho, com atuação predominantemente tática e operacional, para apoiar suas deliberações.

O conselho de administração da estatal também conta com cinco comitês estatutários, responsáveis pelas áreas de Auditoria; de Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Estratégica; Financeira e de Remuneração e Sucessão.

As composições destes cinco comitês já foram divulgadas pela Petrobrás e seguem abaixo:

Comitê Estratégico – Segen Farid Estefen (Presidente), Guilherme Affonso Ferreira e, como membro externo, Reinaldo Guerreiro;

Comitê Financeiro – Guilherme Affonso Ferreira (presidente), Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis e, como membros externos, Carlos Antonio Rocca e Clemir Carlos Magro;

Comitê de Remuneração e Sucessão – Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis (presidente), Jerônimo Antunes, Walter Mendes de Oliveira Filho;

Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Betania Rodrigues Coutinho (presidente), Segen Farid Estefen e, como membro externo, Sonia Consiglio Favaretto.

Comitê de Auditoria – Walter Mendes de Oliveira Filho (presidente), Jerônimo Antunes e Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXONAssis Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assis Pereira
Visitante

A INTENSÃO DA PETROBRAS DE CRIA COMITÊS PARA ACOMPANHAR DECISÕES DAS DIRETORIAS E COMBATER CORRUPÇÃO É LOUVÁVEL. NO ENTANTO, HÁ QUE SE TOMAR TODOS OS CUIDADOS COM ESSES GERENTES EXECUTIVOS. Quando a Petrobras anuncia que vai formar um grupo de Trabalho ou formar um Comitê para tratar de assuntos relevantes na Companhia fico preocupado, principalmente QUANDO CONSTITUÍDOS por Gerentes Executivos. Uma boa parte desses Gerentes do terceiro escalão da atual safra da Petrobras trabalharam lado a alado com Diretores e Gestores que participaram diretamente da Corrupção na Petrobras. Cito como exemplo, aqueles que trabalharam diretamente com os Diretores Renato Duque,… Read more »

Assis Pereira
Visitante

QUAL A RAZÃO DE NÃO INVESTIGAR E PUNIR O TERCEIRO ESCALÃO DA PETROBRAS NO ÂBITO DA OPERAÇÃO LAVA JATO? Fatos contundentes que já foram apurados pela ação investigativa da Policia Federal no âmbito da Lava Jato apontam para a participação ativa ou passiva de Executivos da Petrobras, contados as centenas, no processo de corrupção generalizada imposto a Estatal no que se convencionou denominar de Petrolão. Por motivos que desconhecemos apenas um Executivo foi punido pela Petrobras com demissão por justa causa. Trata-se do Gerente Executivo do Serviço Compartilhado. Todos os demais estão livres de serem investigados, graças ao intenso corporativismo… Read more »

Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON
Visitante
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON

QUANDO QUEREM ROUBAR ROUBAM MESMO.ESTÃO AÍ AS PROVAS, E SEUS PERSONAGENS. A PETROBRAS NÃO É VÍTIMA, E SIM AUTORA DE TUDO O QUE ACONTECEU. VEJAM, FORAM PRESOS 4 ex-DIRETORES, ISSO NÃO TEM IGUAL NO MUNDO. ALÈM DISSO O ALDEMIR BENDINE, QUE ENTROU PARA CORRIGIR, FEZ O DO LADO DELE. O PEDRO PARENTE, MANTEVE A GANG DO PT, E A DO BENDINE. E É LADRÃO TANTO QUANTO. ENTROU PARA FAZER O CAIXA DO PSDB, E DA CAMPANHA PARA AÉCIO. VENDEU TUDO POR PREÇO DE BANANA. É UM LADRÃO OUSADO, ESCROTO MESMO.O QUE FAZER, TEMOS QUE CHAMAR QUEM PRA RESOLVER???

Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON
Visitante
Dr. MARCÍLIO NOVAES MAXXON

Maria das Graças Foster, Aldemir Bendine, e o agora Pedro Parente, são todos LADRÕES, mentirosos, é preciso uma devassa total em todos os os seus atos dentro da PETROBRAS. O Prejuizo, é quase que eterno. Esse PEDRO PARENTE, foi nomeado por FHC, SERRA e AÉCIO. A idéia era fazer o caixa para a campanha de Aécio. É Ladrão, vendeu tudo, a preço de banana. Os brasileiros que construiram esse patrimônio para o Brasil, foram derrespeitados. A PETROBRAS não é vitima do Petrolão, ela foi a princinpal culpada. Foram presos 4 ex-diretores. Nunca antes na história isso foi registrado em nenhum… Read more »