PETROBRÁS DÁ INÍCIO À PRODUÇÃO DE FARFAN, COM O POÇO MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DA COMPANHIA

sao vicenteEnquanto o país estava praticamente parado durante o feriado de Carnaval, a Petrobrás dava um novo um avanço em sua produção de águas ultraprofundas. A companhia divulgou hoje (27) que iniciou, no dia último dia 22, o Teste de Longa Duração (TLD) de Farfan, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa do Sergipe, em lâmina d’água de aproximadamente 2.500 metros.

A atividade, como se sabe no mercado, serve para testar o comportamento do reservatório em produção e as características do seu petróleo. Este é o primeiro TLD  realizado em águas ultraprofundas nordestinas. Trata-se também do poço mais profundo que a Petrobras já colocou para produzir no Brasil. A produção média prevista nestes testes será de aproximadamente 7.000 barris de óleo por dia e 500.000 m³ por dia de gás associado.

Durante o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), fase anterior ao TLD, a Petrobrás confirmou a presença de óleo de excelente qualidade na região da Bacia de Sergipe-Alagoas. Agora, com a nova etapa, a companhia busca comprovar essa qualidade de reservatório para decidir os futuros projetos de desenvolvimento da produção.

O TLD está sendo realizado com o FPSO Cidade de São Vicente. O teste deve durar cerca de 180 dias, com desmobilização planejada para o 2º semestre deste ano. Farfan está localizado na concessão BM-SEAL-11, operado pela Petrobrás (60%) com participação da IBV (40%).

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

O PAD via TLD será de pequena valia para Petrobras, pois segundo algumas notícias veiculadas em diferentes mídias como vinculadas à Petrobras, a empresa busca parceiros para produção do petróleo descoberto nos reservatórios turbidíticos do pós-sal recém em produção antecipada da Bacia SE-AL. De pequena valia pois no entendimento dos atuais gestores da petroleira, parceria é eufemismo de venda, cumprindo os desejos já expressos pelos atuais gestores, pelo menos o mor, o da privatização total da Petrobras e o das encomendas que serão feitas fora Brasil. Uns entreguistas, na minha opinião, da riqueza dos brasileiros, sob o falso mote de… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

O mundo consume diariamente, em energia, algo equivalente a 275 milhões em barris de petróleo equivalente (boe) dos quais aproximadamente 81 milhões (24,4 %) é o carvão poluente, 90 milhões é óleo (32,7%) e 75,3 milhões (27,3 %) é gás. Os 3 energéticos, juntos ,representam 246,3 milhões de barris ou 89% do consumo energético mundial por dia e, de acordo com o grau poluidor, o óleo substituirá o carvão e o gás substituirá o óleo e, depois, todos, por energia dita limpa. Assim só mistificam a verdade os que que querem enganar os incautos e, assim, divulgam que o uso… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Fico ainda mais indignado como sergipano da gema, ribeirinho e propriaense.