PETROBRÁS DEVE DEFINIR ATÉ JULHO INVESTIMENTO NAS NOVAS REFINARIAS
O diretor de abastecimento da Petrobrás, José Carlos Cosenza (foto), afirmou nesta terça-feira (19) que a empresa está desenvolvendo os projetos das refinarias Premium I e II, além do segundo trem de refino do Comperj, para que se tornem economicamente viáveis e informou que a decisão sobre o investimento nos empreendimentos – ainda “em avaliação” no plano de negócios 2013-2017 da empresa – deve vir até julho deste ano.
“Para agregar [resultado à companhia] qual é o principal fator? Primeiro a qualidade do projeto, que nós mudamos significativamente (…), e fazer com que esses projetos sejam rentáveis. Esses são os nossos objetivos”, destacou.
A presidente da estatal, Graça Foster, ressaltou que as refinarias são de grande importância para a empresa, mas não fez menção direta ao grande prejuízo da empresa em 2012 com a importação de combustíveis, apesar de deixar subentendido.
“Se tem uma coisa que nós aprendemos muito bem em 2012 foi da importância das refinarias. E foi colocada uma carga muito forte, muito pesada de trabalho, em cima da área do abastecimento que está cuidando delas. Tivemos inclusive mudanças de coordenação, mudanças na liderança, de gerente geral, porque a gente precisava ter pessoas que estivessem absolutamente dedicadas às refinarias”, afirmou.
Graça ainda deixou claro que, daqui para frente, a responsabilidade sobre o andamento dos projetos é do diretor de abastecimento.
“A partir deste ano, a condução desse ajuste de métricas das refinarias Premium I e Premium II é responsabilidade do diretor de abastecimento. Eu disse ao Cosenza, e chegamos a um entendimento muito rápido e muito amigável, que não resta a menor dúvida da capacidade dele e da turma dele (…) em fazer um excepcional refino. O desafio agora é viabilizar essas refinarias para que elas sejam extremamente competitivas a nível internacional. Então, se você perguntar: ‘Quem conduz Premium I e Premium II?’. [A resposta é] o diretor de abastecimento, senhor Cosenza. Então ele é o condutor, ele tem a responsabilidade de fazer acontecer”, disse enfaticamente.
PASADENA
Já em relação ao programa de desinvestimento anunciado pela estatal, a presidente Graça Foster informou que a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, não fará mais parte dos ativos disponíveis para venda. A executiva afirmou que outros ativos entraram na lista de venda, enquanto alguns saíram, e confirmou que estão negociando ativos na Argentina, mas não quis especificar quais.
Deixe seu comentário