PETROBRÁS ESPERA RECEBER PROPOSTAS PELA LIQUIGÁS AINDA EM AGOSTO

LiquigásA Petrobrás está fazendo um trabalho minucioso de escolher seus melhores ativos para vender. E o próximo da fila é a Liquigás, que detém 23% do mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a segunda maior distribuidora do insumo no país. Depois do repasse do bloco BM-S-8, no pré-sal, e a decisão sobre a venda do controle da BR Distribuidora, a estatal deve dar o próximo passo no plano de desinvestimentos ainda este mês, com a previsão de recebimento das propostas na segunda quinzena de agosto.

O valor esperado pelo negócio ainda é mantido em sigilo pelo comando da empresa, que vem acelerando o processo de venda de ativos na gestão de Pedro Parente, mas as estimativas do mercado giram em torno de R$ 2,5 bilhões.

A oferta já atrai grandes grupos, mas também tem gerado receios nas associações de revendedores de GLP, porque a tendência é que haja uma concentração ainda maior de um mercado já dominado por poucos.

Na linha de frente dos interessados, estão a Ultragaz, a Supergasbras, a Nacional Gás e a Copagaz, que, juntas, detêm quase 72% do segmento de GLP no Brasil, de modo que a compra da parcela da Petrobrás poderia encontrar resistência diante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Liquigás possui 23 centros de operação, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of