PETROBRÁS DEVE REAVALIAR PLANO DE NEGÓCIOS EM MEIO AO CENÁRIO DE CRISE
Fonte de grandes preocupações à indústria brasileira devido aos menores investimentos, o novo plano de negócios da Petrobrás pode sofrer reduções ainda maiores nos próximos meses. A tendência é de que os números inicialmente previstos pela companhia passem por novos cortes, conforme o cenário econômico brasileiro segue trazendo visões pessimistas em meio à alta desenfreada do dólar e à queda livre no preço do barril de petróleo. Ao passo que a companhia deve manter os aportes apontados para este ano, a expectativa é de que os valores avaliados até 2019 sofram redução no atual momento de corte de gastos e proteção de caixa.
A questão deve ser abordada na próxima reunião do Conselho de Administração da estatal, que acontece no dia 30 deste mês. Anunciado em junho, o plano da empresa é 37% menor do que seu antecessor, e estipula investimentos de US$ 130,3 bilhões ao longo do período de 2015 a 2019. Os valores, no entanto, foram previstos com uma mínima expectativa de recuperação no âmbito econômico, o que ainda não vem acontecendo; o plano já pessimista tende a piorar frente à situação hostil do mercado internacional de petróleo e à retirada do selo de boa pagadora da companhia por parte da agência de classificação de risco Standard & Poor’s.
Em meio às dificuldades, a expectativa é de que por enquanto a Petrobrás adie a venda de seus ativos, afetados por problemas conjunturais. A ideia seria colocá-los à venda quando já houvesse uma maior estabilização tanto do mercado quanto dos próprios investimentos da empresa, que ainda se encontra cercada de incertezas quanto ao próximo ano.

publicada em 14 de setembro de 2015 às 13:52 





O QUE FALTA A PETROBRAS PARA DAR TRATAMENTO E SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS AFETOS A SUA GESTÃO NA ATUALIDADE NO PÓS LAVA-JATO? FALTAM: COERÊNCIA, CLAREZA E CONCISÃO NAS SUAS ATITUDES. Na atualidade, em pleno desfecho da operação investigativa da “Lava-Jato”, os responsáveis pela administração da Estatal Petroleira, quando estiverem preparando suas ações e oratórias para iniciar quaisquer tratamentos com vista a resolução de problemas de sua gestão devem pautar seus fundamentos com coerência, clareza e concisão, evitando a passagem de mensagens ao público alvo, de ideias ou proposições sem nexo ou desprovido de senso critico. Chega de enganação e sejam coerentes,… Leia mais »
APARELHAMENTO POLITICO IDEOLÓGICO AINDA EM CURSO NA PETROBRAS. A postagem do jornalista Lauro Jardim da Revista Veja, “Conflito entre BR Distribuidora e Estatais do setor elétrico mostra o calote do governo… no próprio governo”¹ dando conta que a BR Distribuidora decidiu só vender à vista combustível às Estatais do setor elétrico, porque, neste caso o calote seria inevitável. • Eis que entra em sena os representantes de três subsidiárias da Eletrobrás (EletroAcre, Boa Vista Energia e Amazônia Energia) contrapondo a determinação da BR na Justiça pedindo para pagar a BR a prazo. Em resumo, é o governo tentando pedalar contra… Leia mais »