PETROBRÁS DIZ DESCONHECER INVESTIGAÇÕES FEITAS POR ÓRGÃOS AMERICANOS
A resposta veio com um bom atraso, mas a Petrobrás divulgou um comunicado afirmando que desconhece qualquer investigação que esteja sendo feita no âmbito do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ou da Securities and Exchange Comission (SEC), que funciona como a Comissão de Valores Mobiliarios (CVM) no Brasil, regulando as atividades do mercado financeiro americano.
A estatal diz que não recebeu notificação de nenhum dos dois órgãos acerca de abertura de investigações para identificar possíveis violações à legislação americana, em relação às denúncias da Operação Lava Jato. Além disso, a companhia afirma que já fez contato com as duas instituições, por meio do escritório americano contratado para conduzir as investigações independentes, Gibson, Dunn & Crutcher LLP.
As informações de que havia investigações em curso nos Estados Unidos sobre as denúncias envolvendo contratos da Petrobrás vieram à tona pela primeira vez há quase um mês, em 17 de outubro, quando um relatório da consultoria brasileira Arko indicou que a Securities and Exchange Commission (SEC) designou 28 advogados e analistas americanos para o estudo do caso.
A segunda informação sobre investigações referentes à Petrobrás foi publicada inicialmente pelo jornal britânico Financial Times, há três dias atrás. A reportagem revelou que o Departamento de Justiça americano havia aberto uma investigação criminal sobre as denúncias envolvendo a estatal brasileira.
Brazil’s Petrobras: Tarred by corruption
http://www.ft.com/cms/s/0/6d00da0c-1c7c-11e4-98d8-00144feabdc0.html#axzz3ItcmHXtK