PETROBRÁS E STATOIL ASSINAM MEMORANDO VISANDO PARTICIPAÇÃO CONJUNTA EM LEILÕES

pedro parenteSTAVANGER – A Petrobrás e a norueguesa Statoil estão estreitando mais os laços entre si, e depois de anunciarem a negociação envolvendo a área de Carcará, as companhias agora assinaram um memorando de entendimento, durante a ONS, na Noruega, de olho em novas propostas para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração.

Hoje, as duas companhias são parceiras por meio de consórcios em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção (10 no Brasil e três no exterior). O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, classificou as parcerias feitas na área de exploração como “formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento”.

O novo acordo também prevê um esforço entre as companhias para fortalecer as competências técnicas para aumentar os volumes de óleo recuperável em campos maduros em operação nas bacias de Campos e Santos. Para Parente, esta estratégia será vantajosa para as duas empresas. “A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados”, declarou.

As empresas também realizarão um diagnóstico sobre o mercado de gás no Brasil. A ideia é otimizar o aproveitamento do insumo, considerando inclusive possíveis investimentos das petroleiras e de outros parceiros em projetos de escoamento e processamento. “O memorando assinado hoje (30) não tem cláusulas vinculantes, mas indica a intenção das duas empresas em trabalhar conjuntamente, em um horizonte de dois anos, para viabilizar esses projetos”, afirmou a Petrobrás, em comunicado.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Finalmente o Presidente Parente faz algo adequado ao se associar a Statoil, comprovadamente com expertise na recuperação secundária, terciário e quaternária de campos maduros.
Juntar a expertise da Petrobrás, desenvolvida no Cenpes, seu grande centro de pesquisa, que é orgulho de todos os brasileiros, com o da Statoil, será algo espetacular. Espero que o acerto financeiro seja adequado e o elogio, quando merecido, deve ser feito. Assim, parabéns pela iniciativa