PETROBRÁS ENTRA COM PEDIDO DE LICENÇA PARA TRECHOS MARÍTIMO RASO E TERRESTRE DO GASODUTO ROTA 3

prefeitura-de-itaborai-manda-petrobras-parar-obras-do-gaslub_comperjNovos preparativos para a entrada em operação do gasoduto Rota 3, que irá levar o gás do pré-sal até o polo Gaslub Itaboraí (antigo Comperj). A Petrobrás anunciou que pediu ao Ibama a licença de operação para os trechos marítimo raso e terrestre da linha, que pode iniciar sua operação ainda neste ano.

O trecho marítimo raso do gasoduto (a partir de uma lâmina d’água de 58 metros de profundidade) conta com cerca de 10 km de extensão. Já a parte terrestre do Rota 3 tem aproximadamente 48 km de extensão. Enquanto isso, o trecho marítimo profundo do gasoduto, que já obteve licença de operação, tem 297 km de extensão, compreendido entre lâminas d’água de 58 metros e 2.190 metros de profundidade.

Assim, o Rota 3 terá ao todo 355 km de extensão, levando o gás da Bacia de Santos até o Gaslub Itaboraí, onde está instalada a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3). A vazão de escoamento do gasoduto será de aproximadamente 18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

A previsão da Petrobrás é concluir todas as obras do polo Gaslub Itaboraí até o final de 2021. No final do ano passado, a empresa fez o teste do sistema piloto de acendimento da tocha (flare) do empreendimento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of